Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/17346
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Freitas, Elisabete F. | - |
dc.contributor.author | Paulo, Joel | - |
dc.contributor.author | Coelho, J. L. Bento | - |
dc.date.accessioned | 2012-02-22T15:10:31Z | - |
dc.date.available | 2012-02-22T15:10:31Z | - |
dc.date.issued | 2008-10 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/17346 | - |
dc.description.abstract | A classificação acústica de pavimentos rodoviários tem sido abordada em diversos países europeus, sendo essencial para o controlo do ruído rodoviário. Este artigo apresenta uma primeira abordagem à avaliação das superfícies rodoviárias portuguesas, tendo por objectivo estabelecer linhas de orientação para o apoio às estratégias de redução do ruído e constituir a base de um sistema de classificação de superfícies de pavimentos rodoviários. Das superfícies de pavimentos avaliadas, destacam-se as superfícies com betume modificado com borracha e com granulometria optimizada. O ruído de contacto pneu-pavimento gerado pela passagem de veículos ligeiros e pesados foi medido usando o método de “Passagem Controlada”. Três tipos de superfícies foram ainda avaliados pelo método da “Proximidade Imediata”. Com base no nível máximo de ruído foi estabelecido um ranking, do qual resultou a identificação de três grupos de pavimentos com comportamento acústico semelhante, apresentando diferenças de emissão de ruído que em alguns casos podem atingir 10 dB(A). | por |
dc.description.abstract | The acoustical classification of road pavements, which is essential to control traffic noise, has been addressed in many European countries. This paper presents a first approach to the assessment of Portuguese road surfaces, aiming at establishing guidelines to support noise abatement policies and to constitute the basis of a road noise classification system. From the set of assessed road surfaces, the ones with rubberized asphalt and with an optimized grading were emphasized. The tyre/surface noise generated by light vehicles and heavy vehicles was measured by the Controlled Pass-By method. Three types of surfaces were assessed by the Close ProXimity method. The maximum noise levels measured were used to establish a ranking, from which three groups with similar acoustical behaviour were identified. In some cases, noise level differences can attain 10 dB(A). | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade de Coimbra | por |
dc.rights | restrictedAccess | por |
dc.subject | Ruído rodoviário | por |
dc.subject | Avaliação | por |
dc.subject | Classificação | por |
dc.subject | Passagem controlada | por |
dc.subject | Proximidade imediata | por |
dc.subject | Traffic noise | por |
dc.subject | Assessment | por |
dc.subject | Classification | por |
dc.subject | Controlled pass-by | por |
dc.subject | Close proximity | por |
dc.title | Avaliação do desempenho acústico de pavimentos rodoviários | por |
dc.type | conferencePaper | - |
dc.peerreviewed | yes | por |
sdum.publicationstatus | published | por |
oaire.citationConferenceDate | 20 - 22 Out. 2008 | por |
oaire.citationConferencePlace | Coimbra, Portugal | por |
oaire.citationTitle | Acústica 2008 | por |
sdum.conferencePublication | Acústica 2008 | por |
Aparece nas coleções: | C-TAC - Comunicações a Conferências Nacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
acustica_2008_2.pdf Acesso restrito! | artigo | 171,52 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |