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dc.contributor.authorGarcía Alonso, María Luisa-
dc.date.accessioned2012-03-02T14:33:58Z-
dc.date.available2012-03-02T14:33:58Z-
dc.date.issued2005-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/17569-
dc.description.abstractNesta comunicação pretendemos discutir algumas questões que se colocam no debate curricular actual em que o conceito de competências surge como um constructo central na definição e organização do currículo, levando a problematizar o seu papel no contexto de outros conceitos que tradicionalmente serviram como estruturantes do pensamento curricular, nomeadamente os de conteúdos e objectivos. Do mesmo modo, aquele conceito vem desafiar, também, as práticas de ensino e de aprendizagem predominantes na escola, levando, por isso, a questionar as metodologias e sistemas de avaliação que, em larga escala, impedem o cumprimento de critérios de qualidade curricular, hoje assentes, tais como a adequação e relevância, a flexibilidade e reflexividade e o equilíbrio e articulação, que permitem aos alunos serem construtores activos e autónomos no seu processo de aprendizagem, de modo a que este lhes sirva para compreender a complexidade do mundo e intervir na sua transformação, através duma acção informada e esclarecida. Com base nestes pressupostos, organizaremos a nossa exposição em torno das seguintes questões problematizadoras: — Porquê uma abordagem curricular por competências? — Conhecimentos e competências: constructos em conflito? Qual a sua relação nos processos de aprendizagem? — Que desafios coloca à escola uma abordagem curricular por competências?por
dc.language.isoporpor
dc.publisherAreal Editorespor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectReorganização curricular do ensino básicopor
dc.subjectAbordagem curricular por competênciaspor
dc.subjectEstratégias de ensinopor
dc.subjectMetodologia de investigação de problemaspor
dc.titleReorganização curricular do ensino básico: potencialidades e implicações de uma abordagem por competênciaspor
dc.typeconferencePaper-
dc.peerreviewednopor
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationConferenceDate29 - 30 Abr. 2004por
oaire.citationStartPage15por
oaire.citationEndPage30por
oaire.citationConferencePlacePorto, Portugalpor
oaire.citationTitle1º Encontro de Educadores de Infância e Professores do 1º Ciclo do Ensino Básicopor
sdum.conferencePublication1º Encontro de Educadores de Infância e Professores do 1º Ciclo do Ensino Básicopor
Aparece nas coleções:DCEC - Livros de Actas

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