Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/17569
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | García Alonso, María Luisa | - |
dc.date.accessioned | 2012-03-02T14:33:58Z | - |
dc.date.available | 2012-03-02T14:33:58Z | - |
dc.date.issued | 2005 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/17569 | - |
dc.description.abstract | Nesta comunicação pretendemos discutir algumas questões que se colocam no debate curricular actual em que o conceito de competências surge como um constructo central na definição e organização do currículo, levando a problematizar o seu papel no contexto de outros conceitos que tradicionalmente serviram como estruturantes do pensamento curricular, nomeadamente os de conteúdos e objectivos. Do mesmo modo, aquele conceito vem desafiar, também, as práticas de ensino e de aprendizagem predominantes na escola, levando, por isso, a questionar as metodologias e sistemas de avaliação que, em larga escala, impedem o cumprimento de critérios de qualidade curricular, hoje assentes, tais como a adequação e relevância, a flexibilidade e reflexividade e o equilíbrio e articulação, que permitem aos alunos serem construtores activos e autónomos no seu processo de aprendizagem, de modo a que este lhes sirva para compreender a complexidade do mundo e intervir na sua transformação, através duma acção informada e esclarecida. Com base nestes pressupostos, organizaremos a nossa exposição em torno das seguintes questões problematizadoras: — Porquê uma abordagem curricular por competências? — Conhecimentos e competências: constructos em conflito? Qual a sua relação nos processos de aprendizagem? — Que desafios coloca à escola uma abordagem curricular por competências? | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Areal Editores | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Reorganização curricular do ensino básico | por |
dc.subject | Abordagem curricular por competências | por |
dc.subject | Estratégias de ensino | por |
dc.subject | Metodologia de investigação de problemas | por |
dc.title | Reorganização curricular do ensino básico: potencialidades e implicações de uma abordagem por competências | por |
dc.type | conferencePaper | - |
dc.peerreviewed | no | por |
sdum.publicationstatus | published | por |
oaire.citationConferenceDate | 29 - 30 Abr. 2004 | por |
oaire.citationStartPage | 15 | por |
oaire.citationEndPage | 30 | por |
oaire.citationConferencePlace | Porto, Portugal | por |
oaire.citationTitle | 1º Encontro de Educadores de Infância e Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico | por |
sdum.conferencePublication | 1º Encontro de Educadores de Infância e Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico | por |
Aparece nas coleções: | DCEC - Livros de Actas |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Reorg Curricular EB.pdf | 1,61 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |