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dc.contributor.advisorLopes, João A.-
dc.contributor.authorMarques, Carina Liliana Ferreira-
dc.date.accessioned2012-03-20T14:06:57Z-
dc.date.available2012-03-20T14:06:57Z-
dc.date.issued2011-
dc.date.submitted2011-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/17921-
dc.descriptionDissertação de mestrado integrado em Psicologia (área de especialização em Psicologia Escolar e da Educação)por
dc.description.abstractEm Portugal, as políticas públicas respeitantes à educação em geral, e à educação de adultos em particular, têm sofrido algumas mudanças conceptuais e pragmáticas. Ao longo dos anos foram surgindo diferentes esforços que visavam combater a debilidade da estrutura de habilitações e qualificações característica da população portuguesa. Mais recentemente foi implementado o programa Iniciativa Novas Oportunidades (INO), apontado como um novo impulso no caminho da qualificação dos portugueses, no âmbito do qual se põe à disposição da população uma panóplia de ofertas formativas que colocam como orientação base a escolarização da população ao nível do ensino secundário. Tomando como referência a estruturação e funcionamento da INO, alguns esforços têm sido feitos no sentido de verificar se a mesma corresponderá aos objectivos definidos e às expectativas das pessoas. Neste estudo, são contrastadas as percepções de três grupos distintos de sujeitos (técnicos a desempenhar funções na INO, formandos que nela desenvolveram um qualquer processo formativo e pessoas que não têm nenhuma relação directa com a Iniciativa) relativamente a diversas dimensões da INO (e. g. utilidade/objectivos, credibilidade e impactos) a com relações de proximidade distintas em relação à INO (n = 618). Os resultados evidenciam que as percepções dos participantes envolvidos na Iniciativa são, conforme esperado, favoráveis à INO e as percepções das pessoas sem relação directa com a Iniciativa são tendencialmente neutras. Os resultados deste último grupo são os mais interessantes, traduzindo eventualmente uma ausência de supremacia no debate social, político e mediático de defensores e adversários da INO.por
dc.description.abstractIn Portugal, public policies related to education in general, and adult education, in particular, have undergone some conceptual and pragmatic changes. Over the years various efforts have emerged aiming to combat the poor qualification structures and skills, which are characteristic in the Portuguese population. More recently, the project Iniciativa Novas Oportunidades (INO) was implemented in order to enhance Portuguese‟s school qualifications and skills, at the secondary level. Unfortunately not many studies have been conducted on the efficacy of this new qualification program or how people perceive the program. In this study, perceptions of three groups of subjects (n = 618) (technicians working at the INO, trainees that developed a training process from the INO and people who have no direct relation with the INO) about several features of the INO program are contrasted (e.g. utility / goals, credibility and impact). The results show that the perceptions of participants directly involved in INO are, as expected, positively skewed, and the perception of people not directly related to the initiative tend to be neutral. The results of this last group are the most interesting because they seem to reflect no supremacy effect of any of the groups socially and actively involved in the discussion around INO, in people‟s perceptions about the program.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectINO (Iniciativa Novas Oportunidades)por
dc.subjectPercepçõespor
dc.subjectTécnicospor
dc.subjectFormandospor
dc.subjectPessoas sem relação directa com a INOpor
dc.subjectINO (New Opportunities Initiative)por
dc.subjectPerceptionspor
dc.subjectTechnicianspor
dc.subjectStudentspor
dc.subjectPeople not directly related to INOpor
dc.titlePercepções acerca da iniciativa novas oportunidades : estudo exploratóriopor
dc.typemasterThesispor
dc.subject.udc028por
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