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TítuloPriorização de pavimentos com o uso da metodologia de análise multicritério e SIG.
Autor(es)Lima, Josiane Palma
Ramos, Rui A. R.
Fernandes Junior, José Leomar
Palavras-chavePriorização de pavimentos urbanos
Metodologia de análise multicritério
Sistema de informação geográfica
Urban roadways prioritization
lticriteria decision analysis
Geographical Information system
DataDez-2008
EditoraUniversidade Federal Fluminense (UFF)
RevistaEngevista (uff)
Resumo(s)Num cenário de carência financeira, manter determinados níveis de qualidade de vias urbanas só é possível se as decisões de Manutenção e Reabilitação (M&R) dos pavimentos forem tomadas considerando as seções mais prioritárias. O objetivo deste trabalho é apresentar uma metodologia de análise multicritério que permite estabelecer a priorização de intervenções de M&R em seções de vias urbanas pavimentadas, integrando critérios objetivos e subjetivos no apoio à tomada de decisão. A metodologia utiliza AHP (Analytic Hierarchy Process) e SIG (Sistema de Informação Geográfica), é adequada à realidade das cidades médias brasileiras, mas mantém a viabilidade de aplicação em cidades de outras dimensões, desde que as particularidades dessas cidades sejam consideradas. O estudo de caso realizado na cidade de São Carlos-SP, utilizando-se levantamento da condição do pavimento de toda a malha viária, permitiu avaliar as vias urbanas prioritárias às atividades de M&R com relação à sua localização, condição do pavimento, hierarquia viária e custos das estratégias previstas.
The success of a pavement Maintenance and Rehabilitation (M&R), in a scenario of budget restriction, is highly dependent of its prioritization criteria. The main goal of this work is to present urban roadways prioritization model based on Multicriteria Decision Analysis, considering both objective and subjective criteria. The model developed in this work uses AHP (Analytic Hierarchy Process) and GIS (Geographical Information System) and it is adapted to the conditions that are common in Brazilian medium-sized cities, but at the same time it maintains the application viability for cities of other dimensions, since the particularities of those cities are considered. The case study performed at the city of Sao Carlos, State of Sao Paulo, Brazil, used a data bank available from previous research works on pavement evaluation. Thus, it was possible the evaluation of an urban roads prioritization program based on pavement condition, roads hierarchy, costs of M & R strategies and location.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/18142
ISSN1415-7314
Versão da editorahttp://www.uff.br/engevista/
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:C-TAC - Artigos em Revistas Nacionais

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