Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/18166

TítuloCaracterísticas e potencial do marketing territorial em áreas de baixa densidade : o caso do município de Almeida, Portugal.
Autor(es)Fonseca, Fernando Pereira da
Ramos, Rui A. R.
Palavras-chaveMarketing territorial
Territórios de baixa densidade
Desenvolvimento rural
Almeida
Territorial marketing
Inner areas
Rural development
Almeida
Data2010
RevistaRevista de Estudos Euro-Regionais
Resumo(s)Este artigo propõe uma breve digressão pelo tema do marketing territorial aplicado a territórios de baixa densidade, tendo como caso de estudo o município raiano de Almeida, Portugal. No contexto de uma competitividade alargada e de uma acesa concorrência inter- territorial pela atracção de recursos exógenos, o marketing territorial assume-se como uma alavanca fundamental para reforçar a capacidade competitiva de um território, para promover a sua emancipação económica e para estimular dinâmicas territoriais de mobilização e de rentabilização dos recursos endógenos. Contudo, a eficácia do marketing territorial está dependente de várias condicionantes internas, nomeadamente dos recursos existentes e da capacidade e habilidade com que são mobilizados e rentabilizados. Este artigo pretende, essencialmente, demonstrar as características e o potencial que o marketing territorial apresenta em Almeida e de analisar os constrangimentos que se deparam à sua implementação. O estudo baseia-se num trabalho de diagnóstico realizado no território, bem como em anteriores investigações conduzidas pelos autores. Os resultados sugerem a existência de várias debilidades em termos de marketing territorial, que concorrem para o agravamento de vários indicadores verificados em Almeida. Finalmente, são apresentadas algumas propostas que deverão contribuir para a operacionalização de uma estratégia de marketing territorial mais eficaz.
The aim of this paper is to analyse the problematic of the territorial marketing development in inner regions, being the border Portuguese municipality of Almeida the case study. In a trend of a growing competitiveness and territorial concurrence to attract exogenous resources, the territorial marketing defines an appropriate tool to reinforce the competitive position, to promote the economic emancipation and to reinvigorate the exploitation of the local resources. However, these inner areas have some internal debilities related to their resources and actors characteristics from which depends the territorial marketing effectiveness. This paper illustrates the characteristics and the potential of the territorial marketing in Almeida, as well as the threats to its implementation. The research is sustained in a diagnostic work developed in this municipality and in some previously studies made by the authors. The results illustrate the existence of several constraints related to the territorial marketing policies that worsen the negative tendencies in course in Almeida. In the end, some actions are proposed in order to achieve a more efficient territorial marketing policy.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/18166
ISSN1646-5105
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:C-TAC - Artigos em Revistas Nacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Artigo_FCEER.pdf
Acesso restrito!
Artigo completo3,52 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID