Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/18374
Título: | Melhoria da ligação ferroviária Porto-Vigo na euroregião Norte de Portugal-Galiza |
Autor(es): | Carballo Cruz, Francisco Ramos, Rui A. R. Ribeiro, J. Cadima |
Palavras-chave: | Transporte ferroviário de altas prestações Sistema de transportes Desenvolvimento da euro-região Norte de Portugal-Galiza |
Data: | 2008 |
Resumo(s): | A introdução de um comboio de altas prestações para tráfego misto no eixo Porto-Vigo terá importantes consequências sobre o modelo de transporte da região Norte. A sua avaliação deve ter em consideração várias dimensões analíticas: microeconómica, macroeconómica, espacial e de rede. O ponto de partida para uma análise desta natureza é a correcta definição de um número restrito de alternativas de traçado e de conectividade que permitam levar a cabo o processo de avaliação de forma consistente, evitando a dispersão derivada da consideração de alternativas escassamente relevantes do ponto de vista técnico. Com essa finalidade, o estudo dos efeitos económicos da melhoria da ligação ferroviária em causa pautou-se por uma simplificação justificada das alternativas potenciais, utilizando informação formal e informal, partindo das diferentes possibilidades actualmente em aberto. Globalmente, existem duas grandes possibilidades para o troço português do eixo Porto-Vigo: construção de uma linha de raiz Braga-Valença e utilização temporária da actual infra-estrutura Porto-Braga, até à construção de uma nova linha entre estas duas cidades; e construção de uma linha de raiz Porto-Valença. Os condicionantes em termos de traçado e de conectividade com as redes de transportes existentes, associados ao tráfego de passageiros, vêem-se ainda amplificados ao ter em consideração as racionalidades subjacentes à movimentação de mercadorias. Este último aspecto implica que a minimização do número de transferências seja uma condição indispensável para incrementar a competitividade do modo ferroviário e das respectivas cadeias logísticas. Assim, o presente trabalho propõe um novo modelo de transporte para a região Norte, no qual o comboio assume um papel preponderante. Ademais analisa e discute diversos aspectos fundamentais para aprofundar o conhecimento sobre os efeitos económicos e territoriais do projecto em estudo, centrando a análise no território português directamente afectado. Os aspectos de natureza estratégica são também uma prioridade. Neste âmbito, as questões da articulação territorial e da construção de um novo modelo de transporte merecem especial destaque. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/18374 |
Versão da editora: | http://www.congresoeurorrexion.com/ |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | C-TAC - Comunicações a Conferências Nacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Vigo2008-Congresso.pdf | Artigo completo | 1,45 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |