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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorOsório, António José-
dc.contributor.advisorSantos, Anabela Cruz dos-
dc.contributor.authorOliveira, Ana Teresa Lobo Pinto de-
dc.date.accessioned2012-04-17T15:02:03Z-
dc.date.available2012-04-17T15:02:03Z-
dc.date.issued2010-
dc.date.submitted2010-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/18697-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Tecnologias de Informação e Comunicação)por
dc.description.abstractO conceito de Educação Inclusiva é actualmente um paradigma educacional incontornável para a escola e para a sociedade e é nesta perspectiva que as TIC podem ser uma ferramenta estruturante na metodologia de resposta à diversidade. O presente estudo tem por base este princípio e foca o trabalho desenvolvido numa Unidade de Apoio Especializado à Multideficiência com uma aluna com Ataxia, que apresenta incapacidade total ao nível da oralidade verbal e graves dificuldades na motricidade fina. O estudo compreende três fases que decorrem em simultâneo e interligadas entre si: Numa primeira e com o objectivo de construir um Programa Educativo Individual eficaz e de qualidade, começa por identificar e avaliar as competências da aluna ao nível das suas capacidades e das suas necessidades. A segunda, aborda e descreve a intervenção educativa directa ao nível das TIC e a sua integração no currículo e na aprendizagem da aluna. E a terceira, relata todo um processo que se estende por quase 2 anos lectivos em que se intenta que esta aluna adquira ajudas técnicas consideradas necessárias, aliás previstas na Lei, para sua inclusão académica, física e social.por
dc.description.abstractThe concept of Inclusive Education is considered an educational paradigm for the contemporary society and it is within this context that ICT can be viewed as a constructive methodological tool in the response to Inclusion. The present study is based on this philosophy and focuses on the work carried out in a support unit specialized in multiple severe disabilities, with a student with Ataxia, with severe difficulties in communication and fine motor abilities. The study comprises three interconnected phases that take place simultaneously: The first phase aims to build an effective Individual Educational Program, by identifying and assessing the competencies of the student in relation to her abilities and needs. The second phase discusses and describes the educational intervention related to ICT and its integration into the curriculum and the student’s learning. Finally, the third phase describes the whole process over the period of almost two school years, which aims to develop the technical aids deemed necessary (and stipulated by law) for the student’s academic, physical and social inclusion.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectNecessidades educativas especiaispor
dc.subjectAtaxiapor
dc.subjectTICpor
dc.subjectSintetizador de vozpor
dc.subjectInclusionpor
dc.subjectSpecial educational needspor
dc.subjectICTpor
dc.subjectVoice synthesizerpor
dc.titleEstudo de caso de exploração do potencial das TIC no processo educativo de uma aluna com Ataxiapor
dc.typemasterThesispor
dc.subject.udc376por
dc.subject.udc371.68por
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIEd - Dissertações de Mestrado em Educação / MSc Dissertations in Education

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ESTUDO DE CASO BIA Ana Teresa Pinto Oliveira 2010.pdf17,74 MBAdobe PDFVer/Abrir

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