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TítuloContributo da avaliação institucional escolar para a melhoria da prestação do serviço educativo
Autor(es)Pereira, Ricardo Jorge Carvalho e
Orientador(es)Sá, Virgínio
Palavras-chaveAvaliação
Avaliação institucional
Avaliação externa
Avaliação interna
Auto-avaliação
Autonomia
Qualidade
Modelos de avaliação
Concepções organizacionais de escola
Teorias organizacionais
Evaluation
Institutional evaluation
External evaluation
Internal evaluation
Self- evaluation
Autonomy
Quality
Evaluation models
School organisational concepts
Organisational theories
Data2011
Resumo(s)Nos últimos anos, entre nós, a avaliação institucional escolar tem tido um crescente protagonismo no contexto das políticas educativas. Este facto tem conduzido à concretização de vários modelos de avaliação de escolas e, desde dois mil e seis, o programa Avaliação Externa das Escolas está no terreno, tendo-se concluído, no presente ano, o 1º ciclo desta avaliação, que abrangeu a totalidade das escolas portuguesas, pelo que procuramos com este estudo conhecer se a Avaliação Institucional contribui para a melhoria da prestação do serviço educativo. Este trabalho tem como objecto de estudo a Avaliação Institucional, nas suas modalidades externa e interna. Procura mobilizar um quadro conceptual caracterizando diferentes perspectivas da Avaliação Institucional e problematizar alguns conceitos relevantes para análise das organizações educativas, tais como a autonomia; o projecto; a qualidade; a participação ou a liderança, revisitam-se os normativos que enquadram a Avaliação Institucional e abordam-se as teorias organizacionais de estudo da escola, acolhendo no quadro conceptual as propostas de Gareth Morgan, Bolman e Deal, Tony Bush, Jorge Adelino Costa e, principalmente, de Per-Erik Ellstrom e o seu Modelo das “quatro faces”, construído tomando por referências duas dimensões fundamentais: os objectivos e as tecnologias. A Metodologia adoptada privilegia uma abordagem de tipo qualitativo, conferindo grande centralidade à análise de conteúdo, pelo que foram construídas categorias analíticas para posterior aplicação ao corpus de análise – Relatório de Avaliação Externa; Relatório de Avaliação Interna e entrevistas a nove elementos participantes no painel de entrevista da avaliação externa. A análise dos dados aponta para uma relação débil entre a Avaliação Institucional e a melhoria na prestação do serviço educativo, traduzida em medidas pontuais, sem “evidências” consistentes.
In the last few years, for us, institutional scholastic evaluation has had a growing protagonism within the context of education policies. This fact has led to the fulfilment of several evaluation models for schools, and since two thousand and six, the External School Evaluation program has been deployed, thus being concluded, in the present year, the 1st cycle of this evaluation, which has encompassed the totality of Portuguese schools, therefore we seek through this study to discover if Institutional Evaluation contributes to the improvement of education service providing. This work has as its object of study Institutional Evaluation, in its external and internal modalities. It seeks to mobilize a conceptual framework characterizing different perspectives of Institutional Evaluation and question some concepts which are relevant to the analysis of educational organizations, such as autonomy; the project; quality; participation or leadership, the norms that frame Institutional Evaluation are revisited and organisational theories for school study are approached, welcoming into the framework proposals by Gareth Morgan, Bolman and Deal, Tony Bush, Jorge Adelino Costa and mainly, by Per-Erik Ellstrom and his “four faces” Model, constructed by taking as reference two essential dimensions: goals and technologies. The adopted methodology privileges a qualitative type approach, giving content analysis a central role, and so analytical categories, for later application to the corpus of analysis, were constructed – External Evaluation Report; Internal Evaluation Report and interviews with nine participating elements in the external evaluation interviewing panel. The data analysis points to a weak relationship between institutional Evaluation and the improvement of education services providing, translated in punctual measures, without consistent "evidences".
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Avaliação)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/19031
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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