Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/19192

TítuloA oposição Romantismo - Naturalismo, nas ideias e no comportamento das personagens de "Os Maias" de Eça de Queirós
Autor(es)Dourado, Ana Luísa Barbosa
Orientador(es)Silva, Lino Moreira
Data2011
Resumo(s)Este Relatório toma por referência o Plano de Intervenção Pedagógico, por mim elaborado, para ser trabalhado e aplicado, nas disciplinas de Português e de Latim, no âmbito do estágio pedagógico realizado na ESFH. Uma vez realizada essa aplicação, cumpre-me dar a conhecer, o que faço por via do presente Relatório, a fundamentação realizada, os procedimentos práticos efectuados e os resultados obtidos. Foram propósitos do Relatório, em Português e em Latim, objectivos como: promover o desenvolvimento da competência de leitura, nos alunos, no sentido da compreensão de textos; relacionar o contexto históricocultural de finais do século XIX com a produção literária de Eça de Queirós, assim como relacionar as personagens d‘ Os Maias com as ideias que defendem, os comportamentos que assumem e as finalidades que representam, na perspectiva da oposição Romantismo/Realismo–Naturalismo, presente ao longo de toda a obra; aprofundar a capacidade de ler, correcta e expressivamente, o texto latino, e, através dele, adquirir conhecimentos acerca da civilização e da cultura romanas; adquirir hábitos de reflexão metódica e de disciplina mental, espírito de rigor e exactidão, partindo da natureza do Latim. Nos diversos capítulos que constituem o Relatório, são focados os temas abordados e os objectivos a que me propus. No primeiro capítulo, faço um breve enquadramento educativo, em que apresento a escola que me acolheu, neste ano de estágio, assim como a turma-alvo com que trabalhei. No segundo capítulo, justifico a competência escolhida para trabalhar, a leitura, fazendo alusão a um estudo promovido pelo Plano Nacional de Leitura e apresentando os resultados de um inquérito que realizei, na escola de estágio. No terceiro capítulo, refiro-me à aquisição e ao desenvolvimento da competência de leitura e apresento uma reflexão sobre a importância da leitura do texto literário, na aula, em Português e de Latim. No quarto capítulo, focalizo o estudo de Os Maias, na aula, apresentando uma reflexão sobre a temática escolhida e a oposição entre o Romantismo e o Realismo/Naturalismo e as suas influências nas personagens da obra. No capítulo quinto, faço um balanço da prática profissional que desenvolvi e antevejo o modo como ela poderá interferir, positivamente, na minha prática pedagógica. Apresento, ainda, as limitações com que me deparei, no trabalho, e as conclusões finais que retirei dele, tendo como referência o sucesso escolar e educativo dos alunos e a melhoria do desempenho da escola.
This report takes by reference the Pedagogical Intervention Plan, elaborated by me, and to be worked on and applied in the Portuguese and Latin lessons in the scope of the pedagogical internship carried out at the ESFH. Once fulfilled this application it is my duty to make known, which I do through the present report, the achieved evidence, the effected practical procedures and the obtained results. The intended objectives of the report in Portuguese and Latin where such as: to promote the development of reading competence in the students, in the meaning of text comprehension; to relate the historical and cultural context of the end of the 19th century with the literary production of Eça de Queirós as well as to relate the characters of Os Maias with the ideas they defend, the behaviors they assume and the purposes they represent, in the perspective of opposing Romanticism/Realism-Naturalism, present throughout the entire piece; to deepen the correct and expressive reading capacity, the Latin text, and by it, acquire knowledge about the roman civilization and culture; acquire methodical reflection habits and mental discipline, spirit of precision and accuracy, set out from Latin‘s nature. In the several chapters that constitute the report, the approached themes and objectives that I proposed are focused. In the first chapter, I do a brief educative framework in which I present the school that has welcomed me in this year of internship as well as the target class which I have worked with. In the second chapter, I justify the chosen competence to work with, the reading, making reference to a study of the National Reading Plan and presenting results of an inquiry I conducted in the internship school. In the third chapter I refer to the acquisition and development of the reading competence and present a reflection about the importance of reading a literary text, in Portuguese and Latin, in class. In the fourth chapter I focus the study in class of Os Maias presenting a reflection about the chosen thematic and the opposition between Romantism and Realism/Naturalism and its influences on the characters of the piece. In the fifth chapter I do a review of the professional practice I developed and foresee the way it may interfere positively in my pedagogical practice. I furthermore present the limitations I ran into, at work, and the final conclusions I withdrew from it, having as reference the scholar and educative success of the students and the improvement of performance in school.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Português e Línguas Clássicas no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
URIhttps://hdl.handle.net/1822/19192
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ana Luísa Barbosa Dourado.pdf
Acesso restrito!
414,83 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID