Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/19529
Título: | O desenvolvimento da interacção oral na aula de LE : projecto de intervenção em duas turmas do 10º ano de Inglês e Espanhol |
Autor(es): | Antunes, Ana Margarida Timóteo |
Orientador(es): | Moreira, Maria Alfredo Núñez Sabarís, Xaquín |
Palavras-chave: | Interacção oral Competência comunicativa Pedagogia para a autonomia Estratégias de comunicação Oral interaction Communication skills Pedagogy for autonomy Communication strategies |
Data: | 2011 |
Resumo(s): | A Interacção Oral envolve vários processos, não só ao nível de competências de
recepção e produção, mas também no que concerne a transmissão eficaz de mensagens orais.
Saber comunicar é um aspecto muito importante na aprendizagem de uma língua estrangeira,
saber interagir é, por sua vez, crucial para haver comunicação eficaz.
Promover actividades que desenvolvam esta competência é uma forma bastante
funcional de ensino-aprendizagem, pois prepara os alunos para utilizar a língua em
diversificados contextos sociais. Para além disso, procurei consciencializar os alunos de
algumas estratégias de comunicação utilizadas durante a interacção oral, permitindo-lhes
desenvolver a competência estratégica, facilitadora dos processos de aprendizagem dos
alunos.
No seguinte relatório, desenvolvido durante o ano de estágio pedagógico, faz-se um
trabalho de investigação teórico-prático sobre o tema, tendo em conta uma intervenção
pedagógica incidida em duas turmas, uma de Espanhol nível A1 e outra de Inglês nível B2.
Como instrumentos de recolha de dados, recorri a uma grelha de observação de aulas
focalizada, a grelhas reguladoras sobre estratégias de comunicação, a questionários de autoavaliação
e reflexão sobre o desempenho e a grelhas de avaliação da oralidade.
Os principais resultados remetem para a importância do desenvolvimento de
actividades de interacção oral significativas para os alunos e para o valor da consciencialização
de estratégias de comunicação na aprendizagem de uma língua estrangeira. Oral Interaction involves various processes regarding not only reception and production skills, but also in what the effective transmission of oral messages is concerned. To know how to communicate is a very important aspect of foreign language learning, and to know how to interact is, then, crucial for effective communication. Promoting activities that develop this skill is a very functional method of teachinglearning, for it prepares students to use language in different social contexts. Furthermore, I tried to make the students aware of the communication strategies used during oral interaction, which allowed them to develop strategic skills. These skills also facilitate the students’ learning processes. In the following report, developed during the pedagogical practice year, one makes a theory-practical investigation work about the subject matter, taking in consideration a pedagogical intervention that involved two groups of students, one of an A1 level Spanish class and the other of a B2 level English class. To collect data, I used a structured observation table, grids about communication strategies, self-assessment and reflection about the performance grids and oral assessment tables. The main results refer to the importance of developing significant oral interaction activities for the students and also to the value of the awareness of communication strategies in foreign language learning. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Inglês e Espanhol no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/19529 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ana Margarida Timóteo Antunes.pdf | 3,03 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |