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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, José Luís-
dc.contributor.authorCarvalho, Maria Armanda Alves de-
dc.date.accessioned2012-06-11T09:56:09Z-
dc.date.available2012-06-11T09:56:09Z-
dc.date.issued2012-
dc.date.submitted2012-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/19576-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Ensino Experimental das Ciências no Ensino Básico)por
dc.description.abstractA capacidade do cidadão na resolução de problemas sócio-científicos, próprios das sociedades contemporâneas, justifica o desenvolvimento da literacia científica a partir da escolaridade básica. É neste âmbito que se enquadra a aprendizagem dos processos científicos, constituindo-se as actividades laboratoriais como um meio privilegiado quando desenvolvidas num contexto educativo que confere ao aluno um papel interventivo na sua execução. O presente estudo, de natureza descritiva, centra-se na análise de actividades laboratoriais presentes no bloco À Descoberta dos Materiais e Objectos dos 13 manuais escolares de Estudo do Meio do 4º ano em vigor nos últimos quatro anos lectivos. Tem como objectivo primordial a identificação dos processos científicos passíveis de serem desenvolvidos através das actividades laboratoriais. A consecução deste objectivo processa-se através da técnica de análise de conteúdo, orientada por uma grelha concebida especificamente para o efeito. Os principais resultados indicam que as actividades laboratoriais contribuem para o desenvolvimento de apenas alguns processos científicos - Observação, Medição, Classificação, Análise, Comunicação e Experimentação - não sendo passíveis de exploração os processos Previsão, Seriação, Pesquisa de informação e Problematização. Embora a Observação seja o processo científico que está contemplado em quase todas as actividades laboratoriais, verifica-se que o modo como está operacionalizada poderá não contribuir para o desenvolvimento efectivo de competências de observação porque a ausência de indicação do enfoque de observação e da reflexão sobre o modo como ela se processa poderá conduzir a observações meramente aleatórias sem qualquer promoção da compreensão do seu significado científico. A aprendizagem de outros processos científicos através de estratégias que implicam a assunção pelo aluno de um papel de maior autonomia, traduzido na tomada de decisões e reflexão, está limitada a casos pontuais. Se é importante no 4º ano de escolaridade contemplar a exploração de vários processos científicos, não se pode deixar de salientar a relevância da integração nos manuais escolares de tarefas focalizadas na Problematização pois é esta que permite a interrogação sobre o mundo que nos rodeia e dar início à interpretação de fenómenos científicos.por
dc.description.abstractThe citizen’s capacity in the resolution of socio-scientific problems, characteristic of the contemporary societies, justifies the development of the scientific literacy from the primary school. It is in this context that we fit the learning of the scientific processes, considering the laboratory activities as a privileged way, when they are developed in an educational context that gives the pupil an interventional role in its execution. This study, of descriptive nature, is focused on the analysis of laboratory activities that we can find in the block “Discovering the Materials and Objects”, based on thirteen school textbooks of Social and Natural Studies of the 4th grade , that have been operational in the last four schoolyears. It has as main aim the identification of the scientific processes that can be developed through laboratory activities. The consecution of this aim is processed through the technical analysis of the contempt, guided by a grid specifically conceived for that effect. The main results show that the laboratory activities only contribute to the development of some scientific processes - Observation, Measurement, Classification, Analysis, Communication and Experimentation - some others cannot be explored, like the processes of Prevision, Serialization, Research of information and Questioning. Although the Observation is the scientific process that is contemplated in almost all the laboratory activities, we can conclude that the way it is operationalized shall not contribute to the effective development of observation skills because the lack of indication of the observation and reflection’s focus about the way it is processed can lead to merely aleatory observations without any promotion of its scientific significance. The learning of other scientific processes through strategies that imply the pupil’s assumption of a higher role of autonomy, which can be seen through his/ her decisions making and reflection, is limited to particular cases. If it is important in the 4th grade to contemplate the exploitation of several scientific processes, we cannot stop focusing the relevance of including in the school textbooks tasks focused in the Questioning, once it is this one that allows the questioning about the world that surrounds us and starts the interpretation of scientific processes.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.titleAs actividades laboratoriais na aprendizagem de processos científicos: o contributo dos manuais escolares de Estudo do Meio do 4º ano do 1º ciclo do Ensino Básicopor
dc.typemasterThesispor
dc.subject.udc502:372.85por
dc.subject.udc372.85:502por
dc.subject.udc372.4por
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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