Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/19582

TítuloConsumo excessivo de bebidas alcoólicas no Enterro da Gata : um caso de estudo para o Marketing Social
Autor(es)Pessôa, Clarisse Alves Monteiro
Orientador(es)Farhangmehr, Minoo
Palavras-chaveBebidas alcoólicas
Consumo em excesso
Marketing social
Jovens universitários
Promoção
Facilidade de acesso
Preço
Grupos de pares
Alcohol beverages
Excessive consumption
Social marketing
University students
Promotion
Accessibility
Price
Peer groups
Data2012
Resumo(s)Estudos sugerem que o consumo de bebidas alcoólicas em excesso por parte dos jovens torna-se numa problemática quando o álcool é visto como uma droga legal, altamente publicitada nos vários meios de comunicação, facilmente acessível e vendida a preços irrisórios. Aliado a estes aspectos, podemos ainda mencionar a questão destes jovens consumirem bebidas alcoólicas, muitas vezes, para se manterem integrados em grupos. Vários autores mencionam que as festas académicas criam todo um ambiente propício para comportamentos como o consumo em exagero de bebidas alcoólicas, não sendo, o Enterro da Gata, realizado pela Associação Académica da Universidade do Minho, uma exceção. Levanta-se então a questão: “Quais são os fatores que levam os jovens a consumir álcool em exagero neste tipo de ocasião?” Com o objetivo de analisar alguns dos fatores que podem potenciar o consumo de álcool em excesso neste tipo de festas realizou-se um estudo qualitativo, seguido de um estudo quantitativo. No estudo quantitativo recorreu-se ao uso de um questionário que foi preenchido de forma válida por 95 estudantes, na Universidade do Minho, no mês de Maio do ano de 2011. Os dados foram recolhidos, inseridos e tratados através do programa informático SPSS (Statistical Package for the Social Sciences, versão 19.0.0). Os resultados indiciam que realmente há um aumento do consumo durante o Enterro da Gata, que, na perspectiva dos estudantes, as ferramentas do Marketing comercial, como a promoção, a facilidade de acesso e o preço potenciam no consumo em exagero e que, ainda de acordo com os mesmos, medidas como educar as crianças para os efeitos do consumo de bebidas alcoólicas em excesso e publicitar imagens reais destes mesmos efeitos, podem ser pistas para um plano de intervenção do Marketing social.
Studies suggest that excessive alcohol consumption by youth becomes an issue when alcohol is seen as a legal drug, highly advertised in the various media, easily accessible and also cheap. In addition to these aspects, we can also mention the issue of young people consume alcohol often to feel integrated in peer groups. The university parties create an environment that encourage behaviours such as the excessive consumption of alcohol beverages and the “Enterro da Gata”, organized by the Academic Association of University of Minho, is not an exception. Therefore, a question is raised: “What are the factors that lead the youth to excessively consume alcohol in this situation?”. In order to analyse some of the factors that may influence the excessive alcohol consumption in those parties, a qualitative and quantitative research was organized. The quantitative research was made by a questionnaire that was filled randomly by 95 students of University of Minho in May 2011. The data was collected and treated through the SPSS (Statistical Package for the Social Sciences, versão 19.0.0) software. The results allowed us to see that exists an increase in the consumption during the Enterro da Gata and also that, in the student´s point of view, the commercial Marketing tools such as promotion, accessibility and price highly influence the excessive alcohol consumption. They also indicated measures should be included in a social Marketing intervention plan such as educating the children to the effects of the excessive alcohol consumption and advertising real images of those effects.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Marketing e Gestão Estratégica
URIhttps://hdl.handle.net/1822/19582
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Clarisse Alves Monteiro Pessôa.pdf2,43 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID