Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/19748

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFormosinho, Júlia-
dc.contributor.advisorKishimoto, Tizuko Morchida-
dc.contributor.authorCardoso, Maria da Graça Santos Bandola-
dc.date.accessioned2012-06-28T13:24:22Z-
dc.date.available2012-06-28T13:24:22Z-
dc.date.issued2012-02-27-
dc.date.submitted2011-05-30-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/19748-
dc.descriptionTese de doutoramento em Estudos da Criança (especialização em Metodologia e Supervisão em Educação de Infância)por
dc.description.abstractAs condições em que ocorre o desenvolvimento na primeira infância têm impacto duradouro no futuro da criança, ao nível psíquico, emocional, linguístico e cognitivo (New, 1999; Schonkoff e Phillips, 2000). Muitas pesquisas evidenciam o poder das interações e ações precoces na formação de atitudes, predisposições e aprendizagens das crianças. Estas pesquisas enfatizam ainda o reconhecimento da atividade lúdica como a forma privilegiada de intervenção pedagógica nesta faixa etária (Bruce, 2001; Moyles, 2006; Bruner, 1980, 1983; Oliveira-Formosinho, 2011; Goldschmied e Jackson, 1997; Post e Hohmann, 2003; Kalliala, 2006; Kishimoto, 2003, 2007; Laevers, 2000, 2005, entre outros investigadores). Oliveira-Formosinho (2011, 2012) torna claro os benefícios educacionais associados à prática educativa de qualidade e os efeitos negativos ou neutros para as aprendizagens das crianças quando as características dos contextos não se enquadram em determinados critérios de qualidade. A presente investigação, de cariz descritivo e interpretativo, situa-se na criação de ambientes educativos favoráveis à exploração e desenvolvimento de aprendizagens significativas por parte das crianças. A reconstrução da pedagogia em creche com relevância para a atividade lúdica é uma forma poderosa de intervenção pedagógica que esta investigação visibiliza. Apresenta-se um estudo de caso situado no âmbito de uma perspetiva socioconstrutivista que utiliza a formação em contexto (Oliveira-Formosinho e Formosinho, 2001) suportada na investigação-ação como estratégia para garantir a produção de novos conhecimentos, bem como a (trans)formação contínua das pessoas implicadas e das situações educativas. O estudo desenvolve-se num centro comunitário, em patamares progressivos de intervenção cooperada e colaborativa (Oliveira-Formosinho e Azevedo, 2001: 115). A análise e interpretação dos dados permitem realçar a multiplicidade de fatores que se foram entrecruzando e reconceptualizando ao longo de todo o complexo processo transformativo sustentado no pensamento partilhado e na procura da ação coerente. A intervenção praxiológica e construção de conhecimento nos processos de mudança sublinhou a importância de vários factores: uma conceção alargada de ambiente educativo entendendo-o como aliado no processo transformativo; a criação de um tempo rico de experiencias e oportunidades educativas; a importância da procura de coerência entre discursos e práticas; o resgate da imagem da criança como ser com competência e atividade; o lúdico como cerne da pedagogia em creche; a liderança organizacional como andaime para a reconstrução da identidade profissional; e a peregrinação profissional em companhia como andaime para a reconstrução do trabalho pedagógico. Esta pesquisa, situada no quadro teórico desenvolvido pela Associação Criança (que integra a formação, a intervenção e a pesquisa através de processos de formação em contexto), acrescentou evidências teóricas e empíricas sobre a lentidão dos processos transformativos que, contudo, originam a criação de ambientes educativos respeitadores da identidade das crianças e dos profissionais e promotores de aprendizagem de uns e de outros. Ao longo do processo tornaram-se evidentes os múltiplos e interativos fatores que contribuem para a sustentabilidade dos processos transformativos.por
dc.description.abstractThe conditions in which the development in the first three years of life occur will have a lasting impact on the future of the child, on the psychic, linguistical, emotional and cognitive levels (New, 1999; Schonkoff e Phillips, 2000). Several researches show the power of interactions and early actions on the rearing of attitudes, dispositions and learning. These researches emphasize the recognition of play activities as a privileged way of pedagogical intervention on the zero to three children (Bruce, 2001; Moyles, 2006; Bruner, 1980, 1983; Oliveira-Formosinho, 2011; Goldschmied e Jackson, 1997; Post e Hohmann, 2003; Kalliala, 2006; Kishimoto, 2003, 2007; Laevers, 2000, 2005, among others). Oliveira-Formosinho (2011, 2012) points out the educational benefits associated with educational quality practices and the negative or neutral effects when the context’s characteristics do not match certain quality criteria. This investigation, of an interpretative and descriptive nature, aims to construct educational contexts that encourage the exploration and development of significant learning by the children. The reconstruction of pedagogy with relevance given to play is a powerful form of pedagogical intervention in crèche which this investigation makes visible. This is a case study on the scope of a socialconstructivist perspective, that uses training in context (Oliveira-Formosinho e Formosinho, 2001), sustained on action research as a strategy to guarantee the production of new knowledge as well as the continuous (trans)formation of the people involved and educational situations. The study takes place in a community center, in progressive steps of cooperated and collaborative intervention (Oliveira- Formosinho and Azevedo, 2001: 115). The analysis and interpretation of the data strike the multiplicity of factors that intertwined and re-conceptualized all through the complex transformative process, sustained on the shared thinking and search for a coherent action. The praxiological intervention and construction of knowledge on the transformative processes underlined the importance of several factors: a broader notion of the educational environment, seeing it as an ally in the transformative process; the creation of a time with rich educational opportunities and experiences; the importance of the search for coherence between discourses and actual practices; the redemption of the child´s image, with competence and activity; play as the core of pedagogy in crèche; the organizational leadership as a scaffold to the construction of professional identity; and the professional pilgrimage in company as a scaffold to the reconstruction of the pedagogical work.This investigation, positioned on the theoretical frame developed by the Associação Criança (which integrates training, intervention and research through processes of training in context) adds theoretical and empiric evidences on the slowness of the transformative processes that originate, however, the creation of educational environments respectful of the children’s and professional´s identity and promote learning for both. Along the process, the multiple and interactive factors that contribute to the sustainability of the transformative processes became evident.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.titleCriando contextos de qualidade em creche: ludicidade e aprendizagempor
dc.typedoctoralThesispor
dc.subject.udc372.3por
dc.subject.udc371.382por
dc.identifier.tid101357460-
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
CIEC - Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TD_MariaCardoso.pdf16,34 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID