Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/19881
Título: | O papel do Plano Diretor na constituição das políticas públicas para o turismo : um estudo da cidade de Gramado, Rio Grande do Sul (Brasil) |
Autor(es): | Dalonso, Yoná da Silva Lourenço, Júlia Remoaldo, Paula Cristina Almeida Cyrillo, Marina |
Palavras-chave: | Políticas públicas Planejamento turístico Plano-diretor Destino turístico |
Data: | 2012 |
Editora: | Universidade de Aveiro |
Revista: | Revista Turismo & Desenvolvimento |
Resumo(s): | Este estudo propõe identificar o papel desempenhado pelo Plano-Diretor de Desenvolvimento Integrado (PDDI) da cidade brasileira do Gramado (Rio Grande Sul), na construção das políticas públicas para o turismo deste destino. Para análise, utiliza-se o modelo conceitual proposto por Goeldner e Ritchie (2009) e o de Elliot (1997), que possibilita identificar a filosofia e o modelo de gestão turística adotada pelo munícipio. O artigo faz, ainda, uma discussão teórica-conceitual referente às políticas públicas, gestão e planejamento turístico, bem como uma apresentação dos principais aspetos da organização do turismo de Gramado e seu Plano-Diretor. Como resultado, observa-se que o modelo proposto por Goeldner e Ritchie (2009) possibilita a identificação, no Plano Diretor da cidade, da macropolítica turística adotada pelo destino. No entanto, a singularidade do estudo de caso (ou do destino turístico analisado) pode restringir a sua transferabilidade à maioria dos destinos brasileiros selecionados como polos Indutores do desenvolvimento turístico regional. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/19881 |
ISSN: | 1645-9261 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | C-TAC - Artigos em Revistas Nacionais DS/CICS - Artigos em Revistas Internacionais/Articles in International Journals |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
REVISTA TURISMO DESENV 2012.pdf | 2,08 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |