Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/20000

TítuloIntelligence, age and schooling : data from Battery of Reasoning Tests (BRT-5)
Autor(es)Primi, Ricardo
Couto, Gleiber
Almeida, Leandro S.
Guisande, M. Adelina
Miguel, Fabiano Koich
Palavras-chaveIntelligence
Fluid/crystallized intelligence
Psychometrics
Schooling
Age
Inteligência
Inteligência fluida/cristalizada
Psicometria
Escolarização
Idade
Data2012
EditoraUniversidade Federal do Rio Grande do Sul. Curso de Pós-Graduação em Psicologia
RevistaPsicologia: Reflexão e Crítica
Resumo(s)Intelligence is commonly divided into two distinctive areas: fluid intelligence (Gf), which is understood as the skill of reasoning or intelligence as a process, and crystallized intelligence (Gc) that involves skills that are more related to learning and experience (knowledge-based skills). The objective of the present work was to investigate the effects that schooling and age exert on fluid and crystallized intelligence measuring students’ results in sub-tests of the Battery of Reasoning Test (BRT-5). This study considered a sample composed of 1,722 students – 603 were assessed with Form A of the battery and 1,119 with Form B. The results show that intelligence is systematically associated with schooling and age. Some difficulties in separating the effects of cognitive development from the effects of formal learning on students’ cognitive performance are also emphasized.
A inteligência é comumente dividida em fluida (Gf), entendida como habilidade de raciocínio ou inteligência como um processo, e cristalizada (Gc) como as habilidades mais associadas à aprendizagem e experiência (habilidades associadas aos conhecimentos). No presente trabalho, o objetivo foi investigar os efeitos que a escolarização e a idade exercem sobre Gf e Gc tomando os resultados dos alunos nos subtestes da Bateria de Provas de Raciocínio (BPR-5). Este estudo considerou uma amostra composta por 1722 estudantes respondendo 603 à forma A dessa bateria e 1119 à sua forma B. Os resultados apontam relações sistemáticas entre inteligência, escolaridade e idade. Também se enfatiza a dificuldade em se separar os efeitos do desenvolvimento cognitivo e da aprendizagem formal no desempenho cognitivo dos alunos.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/20000
DOI10.1590/S0102-79722012000100010
ISSN0102-7972 (versão impressa)
1678-7153 (versão online)
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Intelligence, age and schooling.pdfArtigo em Revista407,83 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID