Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/20000
Título: | Intelligence, age and schooling : data from Battery of Reasoning Tests (BRT-5) |
Autor(es): | Primi, Ricardo Couto, Gleiber Almeida, Leandro S. Guisande, M. Adelina Miguel, Fabiano Koich |
Palavras-chave: | Intelligence Fluid/crystallized intelligence Psychometrics Schooling Age Inteligência Inteligência fluida/cristalizada Psicometria Escolarização Idade |
Data: | 2012 |
Editora: | Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Curso de Pós-Graduação em Psicologia |
Revista: | Psicologia: Reflexão e Crítica |
Resumo(s): | Intelligence is commonly divided into two distinctive areas: fluid intelligence (Gf), which is understood as the skill of reasoning or intelligence as a process, and crystallized intelligence (Gc) that involves skills that
are more related to learning and experience (knowledge-based skills). The objective of the present work was to investigate the effects that schooling and age exert on fluid and crystallized intelligence measuring
students’ results in sub-tests of the Battery of Reasoning Test (BRT-5). This study considered a sample composed of 1,722 students – 603 were assessed with Form A of the battery and 1,119 with Form B. The
results show that intelligence is systematically associated with schooling and age. Some difficulties in separating the effects of cognitive development from the effects of formal learning on students’ cognitive performance are also emphasized. A inteligência é comumente dividida em fluida (Gf), entendida como habilidade de raciocínio ou inteligência como um processo, e cristalizada (Gc) como as habilidades mais associadas à aprendizagem e experiência (habilidades associadas aos conhecimentos). No presente trabalho, o objetivo foi investigar os efeitos que a escolarização e a idade exercem sobre Gf e Gc tomando os resultados dos alunos nos subtestes da Bateria de Provas de Raciocínio (BPR-5). Este estudo considerou uma amostra composta por 1722 estudantes respondendo 603 à forma A dessa bateria e 1119 à sua forma B. Os resultados apontam relações sistemáticas entre inteligência, escolaridade e idade. Também se enfatiza a dificuldade em se separar os efeitos do desenvolvimento cognitivo e da aprendizagem formal no desempenho cognitivo dos alunos. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/20000 |
DOI: | 10.1590/S0102-79722012000100010 |
ISSN: | 0102-7972 (versão impressa) 1678-7153 (versão online) |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Intelligence, age and schooling.pdf | Artigo em Revista | 407,83 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |