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TítuloIdentificação e análise dos projetos de intervenção precoce na NUT III Norte Ave
Autor(es)Oliveira, Artur Nuno Sousa Rebelo
Orientador(es)Serrano, Ana Maria
Palavras-chaveIntervenção precoce na infância
Práticas centradas na família e na comunidade
Contextos naturais
Redes sociais de apoio
Avaliação de programas
Early childhood intervention
Family and community centered practices
Natural contexts
Social support networks
Programs evaluation
Data2011
Resumo(s)Os objetivos deste estudo eram os de identificar e analisar o estado atual das práticas de intervenção precoce na infância na NUT III Norte Ave e tentar perceber até que ponto a prática desenvolvida se enquadra num modelo sistémico e bioecológico de prestação de serviços e naquelas que são, neste âmbito, as práticas recomendadas baseadas na evidência, sobretudo, o modelo de intervenção centrado na família e na comunidade. Com este objetivo, desenvolveu-se uma investigação que utilizou um modelo misto de recolha de dados: quantitativo (escalas de registo ou de verificação de tipo likert) e qualitativo (entrevistas/questionários). Para o tratamento dos dados quantitativos recorremos a uma abordagem quasi-experimental e para a abordagem qualitativa foi utilizada a análise de conteúdo. Famílias (n= 55), profissionais (n= 16) e coordenadores das equipas (n= 5), representando os serviços ou equipas dos Agrupamentos de Escolas Referência para a IPI e Instituições Particulares de Solidariedade Social, responderam aos diferentes instrumentos utilizados. Foram encontradas concordâncias entre as perceções de coordenadores, profissionais e pais, bem como diferenças relativamente às práticas centradas na família nas seis componentes de intervenção precoce medidas. No seu conjunto, constatou-se que as práticas destes profissionais correspondem às principais caraterísticas da componente relacional das práticas de ajuda centradas na família, mas têm lacunas no que diz respeito à componente participativa. Os aspetos identificados como mais problemáticos são: o envolvimento ativo das famílias, a utilização do Plano Individualizado de Intervenção Precoce, a mobilização e fortalecimento das redes de apoio social à família e a constituição de uma rede integrada de serviços e de recursos a funcionar na comunidade. Discutem-se as implicações para a intervenção precoce na infância, para a investigação de resultados e para uma pesquisa mais aprofundada.
The purpose of this study is to identify and analyze the current state of early childhood intervention practices used in NUT III Norte Ave as well as to try to understand the extend to which the developed practice is in line with a systemic and bioecological model of service rendering and with recommended practices based on evidence, especially the family and community centered intervention model. With this in mind, a research was developed using a mixed model of data collection: quantitative (recording or verification scales like likert's) and qualitative (interviews/questionnaires). For the processing of quantitative data, a quasiexperimental approach was used and for the qualitative approach, a content analysis. Families (n=55), professionals (n=16) and team coordinators (n=5) representing services or teams from Schools Reference Groups to ECI and Private Social Solidarity Institutions have responded to the different instruments involved. There is a prevailing agreement between coordinators, professionals and parents as well as differences concerning family centered practices in the six early intervention components evaluated. All combined, it is possible to see that the practices used by these professionals correspond to the relational component's main features of family support centered practices. Nevertheless, there are several gaps concerning the participatory component. The aspects identified as being the most problematic are as follows: the families' active involvement, the use of the Individualized Early Intervention Plan, the involvement and strengthening of family social support networks and the creation of an integrated network of services and resources working inside the community. There is a open debate about the implications to early childhood intervention and to a more in-depth research results.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Intervenção Precoce)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/20077
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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