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dc.contributor.advisorMartins, Ana Paula Loução-
dc.contributor.advisorFerreira, Fernando Ilídio-
dc.contributor.authorAzevedo, Francisca Maria Gomes Correia Cunha-
dc.date.accessioned2012-09-13T09:46:30Z-
dc.date.available2012-09-13T09:46:30Z-
dc.date.issued2011-
dc.date.submitted2011-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/20184-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Dificuldades de Aprendizagem Específicas)por
dc.description.abstractEste estudo tem como tema o desenvolvimento profissional de professores de educação especial e pretendeu contribuir para a sistematização e aprofundamento dos conhecimentos relativos ao modo como os docentes percecionam as suas experiências e vivências enquanto profissionais da educação especial. Para a concretização deste estudo foi utilizada a metodologia qualitativa, tendo sido realizadas entrevistas semiestruturadas e narrativas escritas a um grupo de quatro docentes de educação especial que exercem a sua atividade profissional em diferentes contextos (sala do ensino regular /sala de ensino estruturado). Os objetivos deste estudo fomentam uma reflexão sobre as seguintes questões: “que motivações levaram os docentes a seguir a educação especial como via profissional”; “como percecionam os professores as suas práticas e que fatores comprometem o seu investimento na profissão”; “qual a importância da formação”; “como podem as culturas docentes condicionar o desenvolvimento profissional docente” e “que representações têm os docentes de educação especial da sua profissão”. As conclusões deste trabalho apontam para os seguintes aspetos: I) a escolha do exercício da profissão na educação especial deve-se a uma procura de aproximação do local de trabalho à zona de residência para obtenção de estabilidade pessoal; II) a entrada na carreira é uma fase marcante para os docentes, acentuando-se sensações de frustração e insegurança III) a falta de formação especializada e em contexto profissional potencia o desenvolvimento de sentimentos negativos no quotidiano profissional dos professores; IV) a verdadeira colaboração é um elemento fundamental ao desenvolvimento de práticas inclusivas na sala de aula, ainda que possa estar “oculta” na prática de uma colegialidade artificial, em que apenas a burocracia “une” os docentes intervenientes no processo; V) na opinião dos docentes o professor de educação especial tem um papel mais abrangente, chamando a si a responsabilidade pelo apoio específico aos alunos e pela promoção de um trabalho de cooperação entre todos os intervenientes no processo – professores, terapeutas e família.por
dc.description.abstractThis study sets itself in the scope of special education teachers' professional development and intended to contribute to the systematization and deepening of knowledge concerning the way that teachers view their experiences as special education professionals. A qualitative methodology was used for the accomplishment of this study and semi structured interviews and written narratives were conducted on a group of four special education teachers who develop their professional activity in different contexts (regular teaching class/structured teaching class). The objectives of this study promote a reflection on the following questions: “what motivations led the teachers to follow special education as a profession”; “how do teachers see their practices and which factors compromise their investment in the profession”; “what is the importance of training”; “how can teachers' cultures condition teachers' professional development”; “what representations do special education teachers have of their profession”. The conclusions of this study point to the following aspects: I) the choice of exercising a profession in special education is due to teachers looking for nearness of job location to the area of residence in order to obtain personal stability; II) entering the career is an important step for teachers, accentuating feelings of frustration and insecurity; III) the lack of specialized in context training promotes the development of negative feelings in the teachers' day to day life; IV) true cooperation is a fundamental element in the development of inclusive practices in the classroom although it can be “hidden” in the practice of an artificial collegiality in which only bureaucracy “unites” the intervening teachers in the process; V) in the teachers' opinion the special education teacher has a broader role to play, taking on responsibility for the specific support to students and for the promotion of cooperative work between all the intervenients in the process – teachers, therapists and parents.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectDesenvolvimento profissionalpor
dc.subjectProfessorespor
dc.subjectEducação especialpor
dc.subjectMetodologia qualitativapor
dc.subjectProfessional developmentpor
dc.subjectTeacherspor
dc.subjectSpecial educationpor
dc.subjectQualitative methodologypor
dc.titleDesenvolvimento profissional : perceções e experiências de professores de educação especialpor
dc.typemasterThesispor
dc.subject.udc371.12por
dc.subject.udc376por
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