Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/21017
Título: | Perfil de liderança do diretor de escola em Portugal: modos de atuação e estratégias de regulação da cultura organizacional |
Autor(es): | Ferreira, Nuno José Carrola Torres, Leonor Lima |
Palavras-chave: | Estilos de liderança Cultura organizacional escolar Administração escolar Escola democrática Leadership styles School organizational culture School administration Democratic school |
Data: | Abr-2012 |
Editora: | Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) |
Revista: | Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (RBPAE) |
Citação: | 10.21573/vol28n12012.36144 |
Resumo(s): | O artigo tem como principal objetivo analisar criticamente o modo de funcionamento do órgão de gestão unipessoal de uma escola secundária portuguesa, bem como caracterizar a praxis do seu Diretor na gestão quotidiana. Do ponto de vista metodológico, realizamos um estudo de caso sincrónico, com o recurso a várias técnicas de investigação. A partir dos dados recolhidos foi possível traçar o perfil-tipo da liderança do Diretor, caracterizado por um certo hibridismo, assente na combinação de vários estilos (racional, hierárquico e prospetivo), deixando transparecer, no seu quotidiano gestionário, a valorização do exterior em detrimento do interior. The main goal of this paper were the critical analysis of the working routine of a unipersonal management organ in a Portuguese secondary school, and also the characterization of the principal’s praxis within the daily management tasks. As far as methodology is concerned, we have made a synchronic case study, using several research techniques. The assembled data allowed us to build the principal’s pattern profile regarding leadership, which is basically characterized by a certain hybridism, due to the combination of several styles (rational, hierarchical and prospective), which made it clear that in the daily routine of leadership and management the outside is more valued than the inside. El principal objetivo del artículo es analizar críticamente el funcionamiento del órgano de gobierno de una escuela secundaria portugués, así como caracterizar la praxis de su Director en la gestión diaria. Desde el punto de vista metodológico, se realizó un estudio de caso sincrónico, con el uso de diversas técnicas de investigación. De los datos recogidos fue posible trazar el perfil típico de la dirección del Director, que se caracteriza por una cierta hibridez, sobre la base de una combinación de varios estilos (racional, jerárquico y futuro), que revela, en sus actividades diarias de gestión, la apreciación del exterior en vez de en el interior. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/21017 |
DOI: | 10.21573/vol28n12012.36144 |
ISSN: | 1678-166X |
Versão da editora: | https://doi.org/10.21573/vol28n12012.36144 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
RBPAE_vol_28_1_Art_Indice NFerreira & LTorres.pdf | Artigo RBAE | 2,46 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |