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https://hdl.handle.net/1822/21055
Título: | As actividades experimentais no desenvolvimento da autonomia do aluno: um estudo de caso no 1º ciclo do ensino básico |
Autor(es): | Pinheiro, Cláudia Mónica da Silva |
Orientador(es): | Silva, José Luís |
Data: | 2012 |
Resumo(s): | A Educação em Ciências é conceptualizada como um espaço de desenvolvimento de
capacidades de pensamento criativo, crítico, metacognitivo, conducentes à (re)construção do
conhecimento científico e à promoção da autonomia dos alunos. As actividades experimentais
são um dos materiais didácticos passíveis de contribuir para o desenvolvimento integrado de
competências disciplinares, específicas de uma dada área do saber, e da competência de
Aprender a Aprender, transversal a diferentes cenários educativos. Assente neste contexto
teórico, desenvolveu-se um estudo de caso que consistiu na idealização, concepção,
implementação e avaliação educativa de uma estratégia de intervenção pedagógica no âmbito da
área curricular Estudo do Meio, do 4º ano do 1º ciclo do Ensino Básico. Esta consistiu na
implementação de actividades de aprendizagem, constituídas por tarefas de cariz laboratorial e
tarefas de lápis e papel que, conjuntamente, contribuem para a reflexão sobre o conhecimento
substantivo e sobre a natureza e finalidade dos processos de aprendizagem.
A avaliação da intervenção pedagógica consistiu na: 1) análise do impacto das actividades
de aprendizagem no desenvolvimento de competências disciplinares e da competência de
Aprender a Aprender; 2) identificação das dificuldades sentidas pelos alunos na consecução das
tarefas, e 3) identificação das vantagens e/ou desvantagens educativas das tarefas. Tomou
como instrumentos de investigação as tarefas de aprendizagem realizadas pelos alunos e um
questionário global de avaliação final. Os resultados obtidos sugerem que a estratégia de
intervenção pedagógica contribuiu para: a) a (re)construção do conhecimento substantivo e para
o desenvolvimento da competência de Aprender a Aprender; b) a compreensão pelos alunos de
que as aprendizagens consistem na compreensão de conceitos, factos e princípios, no
desenvolvimento de capacidades de mobilização de processos científicos e no desenvolvimento
de capacidades metacognitivas e sócio-afectivas. As dificuldades sentidas pelos alunos tanto nas
tarefas orientadas para o desenvolvimento de competências disciplinares como nas tarefas
orientadas para o desenvolvimento da competência de Aprender a Aprender permitem
preconizar a implementação de tarefas de metacognição como uma prática mais regular e que
promovam a compreensão do papel de cada uma das fases de um modelo de ensino na
(re)construção do conhecimento científico. The Science Education is conceptualized as a space to develop creative thinking skills, critical, metacognitive, leading to (re)construction of scientific knowledge and the promotion of student’s autonomy. The experimental activities are one of the teaching materials that can contribute to the simultaneous development of disciplinary skills specific to a given field of knowledge, skills and learning to learn, cutting across different educational settings. Based on this theoretical context, we developed a case study that consisted in the idealization, conception, implementation and evaluation of an educational intervention strategy within the educational curriculum area Environmental Studies in the 4th year of the primary school. This consisted in the implementation of learning activities, consisting of task-oriented laboratory and pencil and paper tasks that together contribute to the debate on the substantive knowledge and the nature and purpose of the learning process. The evaluation of this educational intervention consisted of: 1) analyzing the impact of learning activities in the development of curriculum skills and the competence learning to learn, 2) identifying the difficulties experienced by students in achieving these tasks, and 3) identifying the advantages and / or educational disadvantages of those tasks. As research tools I have used the learning tasks undertaken by pupils and a comprehensive final evaluation questionnaire. The results suggest that educational intervention strategy contributed to: a) the (re)construction of substantive knowledge and expertise for the development of the Learning to Learn; b) the understanding by the students that learning consists in understanding concepts, facts and principles when developing skills for scientific processes and for the development of metacognitive socio-affective abilities. The difficulties experienced by students in both tasks oriented for the development of curriculum skills and in tasks aimed at developing the competence of Learning to Learn allow us to recommend the implementation of tasks of metacognition as a more regular practice, and to promote understanding of the role of each stage of a teaching model in the (re)construction of scientific knowledge. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Ensino Experimental das Ciências no Ensino Básico) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/21055 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
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