Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/21058

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSarmento, Teresa-
dc.contributor.authorMendes, Ana Filipa Gomes-
dc.date.accessioned2012-11-29T11:46:35Z-
dc.date.available2012-11-29T11:46:35Z-
dc.date.issued2012-
dc.date.submitted2012-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/21058-
dc.descriptionRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopor
dc.description.abstractOs níveis de literacia matemática, nos estudantes portugueses, têm vindo a ser uma preocupação para aqueles que observam os resultados insatisfatórios nas provas nacionais. O crescente menosprezo dos alunos face à matemática conduz a que os profissionais de educação repensem nas suas práticas. A presente investigação surge pelas inquietações de uma das investigadoras ao constatar no terreno a desmotivação dos seus alunos relativamente à aprendizagem da matemática. No âmbito de um estágio curricular de mestrado profissionalizante em Educação Pré-escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico, foi elaborada uma investigação de caráter exploratório na tentativa de compreender os efeitos da utilização do lúdico na aprendizagem de conteúdos matemáticos. A investigação, de natureza essencialmente qualitativa, desenvolveu-se ao longo de 15 semanas com apresentação de propostas lúdicas em 6 sessões, numa sala do 2ºano do 1ºCiclo do Ensino Básico, com um total de 26 alunos. Esta investigação teve também uma natureza quantitativa sustentada num questionário e em fichas de avaliação. Os resultados obtidos sugerem dois aspetos essências, um que se prende com a motivação para a aprendizagem da matemática e um outro sobre os efeitos práticos do jogo na aprendizagem, por parte das crianças, dos conhecimentos matemáticos. Esta investigação tenta, assim, discernir se o jogo assume papel de mediador e promotor de aprendizagens no âmbito da matemática. De um modo geral, e tendo consciência das limitações do estudo e da reduzida amostra, os dados recolhidos sugerem que o recurso a práticas lúdicas potencializa a aprendizagem de conteúdos matemáticos por tornar esta área do saber motivadora.por
dc.description.abstractThe levels of maths literacy of Portuguese students are being a concern to those who observe the unsatisfactory results in the national exams. The growing disregard of students to mathematics leads education professionals to rethink their practices. The present investigation arises due to the researcher concerns when she realizes the lack of motivation of her students on the learning of mathematics. As part of a curricular professional master's degree in Early Childhood Education and Primary School, an exploratory investigation was made in an attempt to understand the effects of the use of games in the learning of mathematical contents. The investigation of qualitative nature took place within 15 weeks in which 6 playful sessions were presented, in a Primary School 2nd grade class with a total of 26 students. From a methodological point of view and in order to form a vision of the problem under study, a set of specific procedures were used, including literature review and quantitative analysis of data collected through the researcher's dialogue with the participants of the study, field notes, surveys and evaluation worksheets. In what results are concerned, these can be divided into two categories, one which is based on motivation to learn mathematics and another on the practical effects of the alliance of the game in the learning process and of children's mathematical knowledge. This research attempts thus to recognize whether the game takes the role of mediator and promoter in the learning of mathematics. Generally speaking, and being aware of the limitations of the study and the small sample, the data collected suggests that the use of playful practices enhances the learning of mathematical content by making this area of knowledge motivating.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectJogopor
dc.subjectConteúdos matemáticospor
dc.subjectEnsino-aprendizagem da matemáticapor
dc.subjectGamepor
dc.subjectMathematical contentpor
dc.subjectTeaching and learning of mathematicspor
dc.titleA integração do lúdico na aprendizagem de conteúdos matemáticos no 1º ciclo do ensino básicopor
dc.typemasterThesis-
dc.subject.udc372.47por
dc.subject.udc51:372.851por
dc.subject.udc372.851:51por
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ana Filipa Gomes Mendes.pdf
Acesso restrito!
2,62 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID