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dc.contributor.authorAraújo, Liliana S.-
dc.contributor.authorAlmeida, Leandro S.-
dc.contributor.authorCruz, José Fernando A.-
dc.date.accessioned2012-11-30T14:20:21Z-
dc.date.available2012-11-30T14:20:21Z-
dc.date.issued2007-07-
dc.date.submitted2007-06-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/21083-
dc.descriptionIn J. Cruz, R. Gomes, J. Silvério, & Duarte, C. (Coords), Actas do Congresso Internacional de Psicologia do Desporto e Exercício (pp. 4-21). Braga: CiPsi - Universidade do Minhopor
dc.description.abstractO advento da Psicologia Positiva impulsionou a investigação em torno do funcionamento humano óptimo, verificando-se um interesse crescente pela compreensão das características e condições do desempenho excelente. No entanto, a história da Psicologia conta com diversos estudos em torno da excepcionalidade, como, por exemplo, os estudos de Galton, Binet e Terman, que atribuíram as capacidades excepcionais a factores hereditários ou restringiram-nas a altas habilidades cognitivas. Os estudos posteriores contemplam outras variáveis como características de personalidade, motivacionais, criativas, e contextuais, salientando diversos factores e características do desempenho excelente em função da abordagem utilizada e do contexto de realização profissional dos indivíduos. Neste artigo, sintetizamos a investigação disponível em torno da excelência, apontando modelos teóricos que ao longo do último quartel do século XX e inicio do século XXI têm marcado a investigação psicológica, procurando clarificar o conceito e apresentar factores explicativos. Da análise da literatura, identificamos três grandes linhas de investigação em torno da excelência: as perspectivas em torno da sobredotação; em torno da perícia; e as abordagens em torno da sabedoria. Apesar das especificidades de cada área, encontramos alguns denominadores comuns ao nível das características dos excelentes, das condições inerentes ao desenvolvimento do desempenho excepcional e de factores contextuais presentes. Por fim, apontamos algumas questões para a investigação futura, a partir das preocupações actuais pelo bem-estar e significado de vida dos performers excepcionais, dados os sacrifícios pessoais a que parecem ser sujeitos nas suas opções profissionais.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Psicologia (CIPsi)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectExcelênciapor
dc.subjectExcellencepor
dc.subjectTalentopor
dc.subjectTalentpor
dc.subjectPeríciapor
dc.subjectExpertisepor
dc.subjectSabedoriapor
dc.subjectWisdompor
dc.subjectPsicologia positivapor
dc.subjectPositive psychologypor
dc.subjectSobredotaçãopor
dc.subjectGiftdenesspor
dc.subjectExcepcionalidadepor
dc.subjectDesempenhopor
dc.subjectRendimentopor
dc.titleContributos da psicologia para o estudo da excelência: perspectivas emergentes e direcções futuraspor
dc.typeconferencePaper-
dc.peerreviewedyespor
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationConferenceDate19 - 20 Jul. 2007por
sdum.event.typeconferencepor
oaire.citationStartPage4por
oaire.citationEndPage21por
oaire.citationConferencePlaceBraga, Portugalpor
oaire.citationTitleCIPDE’07 – Conferência Internacional de Psicologia do Desporto & Exercício. Braga 2007por
sdum.conferencePublicationCIPDE’07 – Conferência Internacional de Psicologia do Desporto & Exercício. Braga 2007por
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