Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/21106
Título: | Construindo a profissão : entre o desenvolvimento profissional e a aprendizagem escolar : contributos da metodologia de trabalho de projeto e do modelo curricular PROCUR |
Autor(es): | Caldas, Joana Mafalda Martins |
Orientador(es): | Silva, Carlos M. |
Data: | 2012 |
Resumo(s): | Ao longo deste trabalho, são discutidos e analisados conceitos e ideias fundamentais no
desenvolvimento da profissão docente, nomeadamente a conceção de currículo na educação
pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico e diferentes formas de desenvolvê-lo e vivê-lo,
ativamente. Procura-se estabelecer uma imagem clara e consciente do que é esperado, ao nível
da gestão curricular, de um profissional informado e preocupado com o pleno desenvolvimento
das crianças, tornando-se visível, também, a importância das perspetivas construtivistas,
humanistas, ecológicas e sócio-críticas da aprendizagem. São, então, estudados dois modelos
curriculares, o modelo High/Scope e o modelo PROCUR, assim como as estratégias
metodológicas que os sublinham, a metodologia de trabalho de projeto e o Projeto Curricular
Integrado, que possibilitam a vivência de um currículo integrado pelas crianças, contribuindo
para o seu crescimento enquanto alunos e cidadãos de uma determinada sociedade.
À luz destas ideias e perspetivas, são desenvolvidos, na prática, em colaboração com as
crianças, dois projetos, com características similares, mas simultaneamente diferentes, em duas
valências distintas, um jardim de infância e uma escola do 1.º ciclo do ensino básico. Ambos os
projetos seguem os interesses e as necessidades das crianças e procuram evidenciar o papel da
ação na construção de aprendizagens significativas. Com dois tópicos distintos, torna-se claro o
impacto da utilização destas estratégias no desenvolvimento de aprendizagens e saberes
essenciais no crescimento da criança. Salienta-se, ainda, o facto de estes conhecimentos serem
adquiridos, pelas crianças, de uma forma ativa, e, principalmente, motivada e sentida, dada a
integração dos seus interesses e da sua voz, nos momentos de planificação, intervenção e
avaliação.
Este trabalho foi desenvolvido seguindo os parâmetros da metodologia de investigaçãoação
e, como tal, procurou primar pela pesquisa e estudo constantes, com o intuito de melhorar
o processo de ensino-aprendizagem, através de uma reflexão consciente e informada sobre a
ação. Deste modo, o principal objetivo deste projeto de investigação-ação foi promover a vivência
de momentos de aprendizagem alicerçados em critérios de significatividade e relevância para o
crescimento e desenvolvimento da criança. A análise reflexiva e contínua deste processo
permitiu averiguar e verificar as suas potencialidades, a este nível do desenvolvimento de
competências e saberes, e, também, como meio de desenvolvimento da profissão docente com
coerência, informação e consciência. Throughout this work fundamental concepts and ideas in the development of teaching profession, in particular the design of curriculum in the pre-school and primary education and the way of developing and experiencing it actively, are discussed and analyzed. A clear and conscientious image of what is expected from an informed and concerned professional with children’s development is established, making the meaning of constructivist, humanist, ecological and socio-critic perspectives of learning visible. Curricular models, like the High/Scope model and the PROCUR model, and specific methodological strategies, as the project work and Integrated Curricular Project, that enable the experience of an integrated curriculum by the children and contribute to their growth as students and citizens of a society, are studied. Having these ideas and perspectives on sight, two projects with similar, but also with different characteristics, are developed in practice and in collaboration with children in two distinct places, a kindergarten and a primary school. Both projects follow the children’s interests and needs, and try to emphasize the role of action in the construction of significant learning. With two different subjects, the impact of using these strategies in the development of essential learning and knowledge for children’s growth becomes clear. The fact that this knowledge is actively acquired with motivation felt by children, because of the integration of their interests and voices in moments of planning, intervention and evaluation, is revealed. In this work the parameters of action-research methodology have been followed, with a constant research and study, with the aim of improving the teaching-learning process through a conscientious and informed reflection about the action. Therefore, the principal objective of this project was promoting the experience of learning moments based on significance and relevance criteria for the growth and development of the child. The reflexive and continuous analysis of this process pointed out the potential of these strategies and that they are also a developing form of the teaching profession with coherence, information and conscience. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/21106 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado CIEC - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Joana Mafalda Martins Caldas.pdf | 4,49 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |