Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/21131

TítuloA construção de significados científicos : uma abordagem experimental e reflexiva das ciências no 1º CEB
Autor(es)Silva, Sara Vieites da Rocha
Orientador(es)Varela, Paulo Idalino Balça
Data2012
Resumo(s)O presente relatório visa apresentar o processo de construção de significados científicos, inerente a uma prática de Ensino Experimental das Ciências, implementada numa turma de 2º ano (n=23). Partindo do princípio de que esta perspetiva de ensino coloca ênfase na construção do conhecimento e na qualidade do pensamento, induzindo um processo de construção de significados a partir de factos e evidências experimentais, foram definidos os seguintes objetivos: i) promover, na sala de aula, uma prática de Ensino Experimental Reflexivo das Ciências; ii) promover a qualidade das aprendizagens e do pensamento dos alunos; iii) compreender os processos de (re)construção de significados científicos, com incidência nos conteúdos programáticos da área curricular de Estudo do Meio do 2º ano de escolaridade. A análise do processo incide nos diários de aula, elaborados na sequência da observação participante em sala de aula, que ilustram o processo de construção de significados científicos, assim como nos resultados de um inquérito de avaliação individual, aplicado no fim das intervenções. Estes elementos de recolha e análise de dados revelam que a maioria dos alunos desenvolveu uma boa compreensão sobre os temas em estudo.
This report aims to present the process of construction of scientific meaning, inherent in a teaching perspective – Experimental Reflective Science Teaching. It was carried out in a 2st year classroom of primary school with 23 students. Assuming that this perspective emphasizes the process of knowledge construction and the promotion of thinking quality and taking into account the experimental facts and evidences, the following objectives were defined: i) to promote, within the classroom, a practice of Experimental Reflective Science Teaching; ii) to promote students’ quality of learning and thinking skills; iii) to develop comprehension of the meaning generative processes, which are inherent to the experimental reflective teaching of scientific topics of 2st year of environmental studies curricular area. The generative process of scientific meaning is illustrated by the interpretative analysis of samples from teaching diaries, which have been made after lessons, based on data collected by participant observation of the classroom. It was also applied an assessment test at the end of the interventions. These elements reveal that most students have developed conceptual and cognitive acquisitions.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
URIhttps://hdl.handle.net/1822/21131
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIEC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Sara Vieites da Rocha Silva.pdf
Acesso restrito!
2,32 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID