Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/21138

TítuloLeitura de histórias e a sua articulação com diferentes experiências de expressão e comunicação
Autor(es)Almeida, Marta Eliana Rodrigues
Orientador(es)Vieira, Maria de Fátima Cerqueira Martins
Data2012
Resumo(s)O presente relatório apresenta e fundamenta a intervenção pedagógica realizada em Creche e Jardim de Infância, no sentido de compreender qual a importância da leitura de histórias e a sua articulação com diferentes experiências de expressão ecomunicação (intrinsecamente ligadas à narração referida) na Educação de Infância. Compreendendo o ser humano como um ser naturalmente narrativo, que narra, mesmo nas situações mais quotidianas, pequenas histórias e que é através destas que se constrói e evolui, o desenvolvimento da capacidade narrativa desde tenra idade parece ser de primordial importância, não só no que à competência literária diz respeito, mas também na área do desenvolvimento oral e do desenvolvimento social da criança, futuro adulto e ser atuante na sociedade. Desta feita, foram trabalhados nos dois contextos de intervenção, Creche e Jardim de Infância, duas obras literárias (uma em cada contexto) que se procurou que fossem adequadas às faixas etárias das crianças envolvidas, mas também que fossem ao encontro dos gostos e interesses que manifestaram após cuidada observação. Foram desenhadas diversas atividades partindo destas obras tendo em mente três momentos fundamentais: o antes, o durante e o após a leitura. O trabalho desenvolvido deu um contributo importante para compreender as reações e interações das crianças que foram observadas e registadas aquando da realização das mesmas em contexto. Num momento posterior, elas foram analisadas tendo como intuito tentar perceber de que forma é que a leitura de histórias e as atividades de expressões artísticas contribuíram para o desenvolvimento de uma maior capacidade de comunicação oral da criança. A intervenção pedagógica foi orientada por princípios de investigação-ação no sentido de que implicaram a observação, a planificação, a ação e a avaliação.
This report presents and justifies the educational intervention performed on Nursery and Kindergarten, in order to understand the importance of storytelling and its relationship with different experiences of communication and expression (intrinsically linked to storytelling) in Young Children’s Education. Understanding humans as naturally narrative beings that tell, even in everyday situations, short stories being through these that they build themselves and evolve, the development of the narrative ability since an early age seems to be of prime importance, not only concerning the literary competence, but also in the area of the oral and social development of children, future adults and active beings in society. Having this in mind, we worked in two intervention contexts, Nursery and Kindergarten, and with two literary works (one in each context) that we tought to be appropriate to the age of the children involved, but we also wanted that they match the tastes and interests expressed by children after careful observation. We designed several activities based on these works and on three fundamental moments: before, during and after reading. The work made an important contribution to understand the reactions and interactions of children, which were observed and recorded in context. After, they were analyzed trying to understand how reading stories/storytelling and the activities of artistic expression contribute to the development of a better oral communication capacity of children. The educational intervention was guided by principles of research-action in that it involved the observation, planning, action and evaluation.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar
URIhttps://hdl.handle.net/1822/21138
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIEC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Marta Eliana Rodrigues Almeida.pdf
Acesso restrito!
2,55 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID