Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/21141

TítuloO trabalho de Projeto no Jardim de Infância e as atividades pedagógicas em Creche : relato de uma experiência de estágio
Autor(es)Pereira, Sílvia Sofia Sousa
Orientador(es)Vieira, Maria de Fátima Cerqueira Martins
Data2012
Resumo(s)Este relatório apresenta e fundamenta a intervenção pedagógica realizada no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar, para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar. O projeto desenvolveu-se em Creche e em Jardim de Infância e centrou-se na dimensão pedagógica de “Projetos e Atividades”. No primeiro período de Estágio, realizado em contexto de Jardim de Infância, o projeto de intervenção teve como principais objetivos apoiar o desenvolvimento de um trabalho de projeto e promover aprendizagens integradas nas áreas de conteúdo, com especial incidência na Área do Conhecimento do Mundo. No segundo período de Estágio, realizado em contexto de Creche, a intervenção focalizou-se na criação de oportunidades de aprendizagens pela ação, através do desenvolvimento de atividades onde as crianças tiveram oportunidades de escolha, manipulação e exploração de materiais. A intervenção pedagógica realizada pôs em evidência a relevância da participação ativa das crianças em projetos e atividades para o desenvolvimento das aprendizagens, bem como a importância da construção do conhecimento pela própria criança sustentado nos seus interesses.
This report presents and sustains the pedagogical intervention developed during the Supervised Teaching Practice, for obtaining a master´s degree in Preschool Education. The project was developed in Nursery school and Kindergarten and focused the curricular dimension of “Projects and Activities”. In Kindergarten the intervention had as a main goal to support the development of a work project, and promote learning on the area of knowledge of the World. In a Nursery school the focus was to develop knowledge through action, where children had the opportunity to choose, manipulate and explore materials. Through this intervention we could understand that children get more interested when then can participate actively.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar
URIhttps://hdl.handle.net/1822/21141
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIEC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Sílvia Sofia Sousa Pereira.pdf
Acesso restrito!
5,74 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID