Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/21141
Título: | O trabalho de Projeto no Jardim de Infância e as atividades pedagógicas em Creche : relato de uma experiência de estágio |
Autor(es): | Pereira, Sílvia Sofia Sousa |
Orientador(es): | Vieira, Maria de Fátima Cerqueira Martins |
Data: | 2012 |
Resumo(s): | Este relatório apresenta e fundamenta a intervenção pedagógica realizada no âmbito da
Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar, para a obtenção do
grau de mestre em Educação Pré-Escolar. O projeto desenvolveu-se em Creche e em Jardim de
Infância e centrou-se na dimensão pedagógica de “Projetos e Atividades”.
No primeiro período de Estágio, realizado em contexto de Jardim de Infância, o projeto
de intervenção teve como principais objetivos apoiar o desenvolvimento de um trabalho de
projeto e promover aprendizagens integradas nas áreas de conteúdo, com especial incidência na
Área do Conhecimento do Mundo.
No segundo período de Estágio, realizado em contexto de Creche, a intervenção
focalizou-se na criação de oportunidades de aprendizagens pela ação, através do
desenvolvimento de atividades onde as crianças tiveram oportunidades de escolha, manipulação
e exploração de materiais.
A intervenção pedagógica realizada pôs em evidência a relevância da participação ativa
das crianças em projetos e atividades para o desenvolvimento das aprendizagens, bem como a
importância da construção do conhecimento pela própria criança sustentado nos seus
interesses. This report presents and sustains the pedagogical intervention developed during the Supervised Teaching Practice, for obtaining a master´s degree in Preschool Education. The project was developed in Nursery school and Kindergarten and focused the curricular dimension of “Projects and Activities”. In Kindergarten the intervention had as a main goal to support the development of a work project, and promote learning on the area of knowledge of the World. In a Nursery school the focus was to develop knowledge through action, where children had the opportunity to choose, manipulate and explore materials. Through this intervention we could understand that children get more interested when then can participate actively. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/21141 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado CIEC - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Sílvia Sofia Sousa Pereira.pdf Acesso restrito! | 5,74 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |