Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/22151

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCruz, José Fernando A.-
dc.date.accessioned2013-01-03T11:22:24Z-
dc.date.available2013-01-03T11:22:24Z-
dc.date.issued1987-07-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/22151-
dc.description.abstractO presente estudo procurou explorar, antes, durante e depois da realização de um teste escolar, as diferenças entre estudantes universitários com altos e baixos níveis de ansiedade nos testes. Mais concretamente, pretendeu-se investigar as diferenças nos processos e factores cognitivos e afectivos dos estudantes, bem como caracterizar o seu comportamento cognitivo e emocional ao longo das diferentes etapas do ciclo de realização de um teste escolar. Nesse sentido, uma amostra de 70 estudantes universitários, de ambos os sexos foi avaliada ao longo do ciclo de realização de um teste e em quatro momentos: a) três semanas antes do teste; b) imediatamente antes de iniciarem o teste; c) imediatamente após terminarem o teste; e d) imediatamente após a divulgação da nota obtida no teste. Os resultados obtidos permitiram identificar alguns factores cognitivos e afectivos que parecem diferenciar, em diferentes momentos do ciclo de realização, estudantes com altos e baixos níveis de ansiedade nos testes.por
dc.description.abstractThe present study was designed to explore differences between high and low-test anxiety college students, before, during and after a midterm test. Specifically, the purpose was to investigate the difference s in the students' cognitive and affective processes and factors, as well as to identify their cognitive and emotional behavior through the different moments of the achievement cycle. A sample of 70 college students has been followed through the achievement cycle of a midterm test , from three weeks before the test, to a test-taking phase, and finally to a test outcome reaction stage. The results suggest some cognitive and affective factors that may differentially underlie students with high and low test anxiety levels, in different moments of the achievement cycle.eng
dc.description.abstractCelle étude s'est proposé d'explorer, avant, pendant et après la réalisation d'un test scolaire, les différences entre des étudiants universitaires aya nt de hauts et bas niveaux d'anxiété dans les tests. On a prétendu, plus concrètement, rechercher les différences dans les processus et facteurs cognitifs el affectifs des étudiants, ainsi que caractériser leur comportement cognitif el émotionnel tout au long des différentes étapes du cycle de réalisation d'un lest scolaire. Pour cela, un échantillon de 70 étudiants universitaires, des deux sexes, a été évalué au long du cycle de réalisation d'un tes t et à quatre moments: a) trois semaines ava nt le test ; b) immédiatement ava nt le test; c) immédiatement nt après le lest; el d) immédiatement après la divulgation de la noie obtenue à ce les t. Les résultats obtenus ont permis d'identifier quelques facteurs cognitifs el affect ifs qui semblent différencier, à des moments différents du cycle de réalisation, des étudiants ayant de hauts et bas niveaux d'anxiété dans les tests.fra
dc.language.isoporpor
dc.publisherAssociação dos Psicólogos Portugueses (APPORT)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectAnsiedade nos testes e examespor
dc.subjectTest anxietypor
dc.subjectFactores cognitivos e afectivospor
dc.subjectCognitive and affective factorspor
dc.subjectCiclo de realizaçãopor
dc.subjectAchievement cyclepor
dc.subjectPsicologia da educaçãopor
dc.subjectEducational psychologypor
dc.titleProcessos cognitivos e afectivos da ansiedade nos testes escolares: um estudo exploratório ao longo do ciclo de realizaçãopor
dc.title.alternativeCognitive and affective processes of test anxiety: an exploratory study trough the achievement cycleeng
dc.title.alternativeProcessus cognitives et affectives de l’anxiété dans les tests scolaires: une étude au long du cycle de realisationfra
dc.typeconferencePaperpor
dc.peerreviewedyespor
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationStartPage295por
oaire.citationEndPage314por
oaire.citationConferencePlacePorto, Portugalpor
oaire.citationTitlePsicologia e Educação : Investigação e Intervenção : Actas do Encontro Internacional de Intervenção Psicológica na Educaçãopor
sdum.conferencePublicationPsicologia e Educação : Investigação e Intervenção : Actas do Encontro Internacional de Intervenção Psicológica na Educaçãopor
Aparece nas coleções:CIPsi - Livros e Capítulos de Livros

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
cruz-87-processos cognitivos e afectivos ansied testes-cong-295-314.pdfcruz-87-processos cognitivos e afectivos ansiedade testes- apport2,46 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID