Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/22232

TítuloRepensar o sentido de comunidade de aprendizagem: contributos para uma concepção democrática emancipatória
Autor(es)Ferreira, Fernando Ilídio
Flores, Maria Assunção
Palavras-chaveComunidades de aprendizagem
Democracia
DataMai-2012
EditoraDe Facto Editores
Resumo(s)A noção de comunidade tem sido uma das mais ambíguas e fluidas do discurso educacional, particularmente no contexto das reformas educativas contemporâneas. Ela tem sido mais utilizada em termos metafóricos e apologéticos do que numa perspetiva de investigação que permita conceber a “comunidade” como construção social. Além disso, a noção de comunidade, difundida em textos legislativos e na literatura educacional, através de qualificativos vários – comunidade educativa, comunidade de aprendizagem, comunidade profissional, comunidade de prática, etc. – tem sido pouco submetida à interrogação crítica, sendo-lhe frequentemente concebida uma bondade natural, independentemente dos múltiplos sentidos, contextos e práticas que lhe estejam associados. Com base em autores contemporâneos, mas também em clássicos, como Dewey, para quem a “A democracia é mais do que uma forma de governo; é, antes de mais, uma forma de vida associada, uma experiência partilhada em conjunto” (2007, p.88; ed. orig. 1916), defendemos que é necessário repensar o sentido e os desafios que se colocam hoje ao conceito de comunidade de aprendizagem. Desse modo, propomos o questionamento e a superação de abordagens normativas e prescritivas e a valorização de um pensamento crítico e reflexivo que conceba as comunidades de aprendizagem como realidades socialmente construídas, passíveis, enquanto tal, de serem teorizadas e estudadas empiricamente.
TipoCapítulo de livro
URIhttps://hdl.handle.net/1822/22232
ISBN978-989-8557-03-2
Arbitragem científicano
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Livros e Capítulos de Livros

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Curriculo e Comunidades de Aprendizagem_ Desafios e Perspetivas.pdfCapa e ficha técnica do livro e texto completo do capítulo11,25 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID