Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/22232
Título: | Repensar o sentido de comunidade de aprendizagem: contributos para uma concepção democrática emancipatória |
Autor(es): | Ferreira, Fernando Ilídio Flores, Maria Assunção |
Palavras-chave: | Comunidades de aprendizagem Democracia |
Data: | Mai-2012 |
Editora: | De Facto Editores |
Resumo(s): | A noção de comunidade tem sido uma das mais ambíguas e fluidas do discurso educacional, particularmente no contexto das reformas educativas contemporâneas. Ela tem sido mais utilizada em termos metafóricos e apologéticos do que numa perspetiva de investigação que permita conceber a “comunidade” como construção social. Além disso, a noção de comunidade, difundida em textos legislativos e na literatura educacional, através de qualificativos vários – comunidade educativa, comunidade de aprendizagem, comunidade profissional, comunidade de prática, etc. – tem sido pouco submetida à interrogação crítica, sendo-lhe frequentemente concebida uma bondade natural, independentemente dos múltiplos sentidos, contextos e práticas que lhe estejam associados. Com base em autores contemporâneos, mas também em clássicos, como Dewey, para quem a “A democracia é mais do que uma forma de governo; é, antes de mais, uma forma de vida associada, uma experiência partilhada em conjunto” (2007, p.88; ed. orig. 1916), defendemos que é necessário repensar o sentido e os desafios que se colocam hoje ao conceito de comunidade de aprendizagem. Desse modo, propomos o questionamento e a superação de abordagens normativas e prescritivas e a valorização de um pensamento crítico e reflexivo que conceba as comunidades de aprendizagem como realidades socialmente construídas, passíveis, enquanto tal, de serem teorizadas e estudadas empiricamente. |
Tipo: | Capítulo de livro |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/22232 |
ISBN: | 978-989-8557-03-2 |
Arbitragem científica: | no |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Livros e Capítulos de Livros |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Curriculo e Comunidades de Aprendizagem_ Desafios e Perspetivas.pdf | Capa e ficha técnica do livro e texto completo do capítulo | 11,25 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |