Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/23139
Título: | Identidade e profissionalidade docente: sentidos e (im)possibilidades |
Autor(es): | Morgado, José Carlos |
Palavras-chave: | Identidade profissional Profissionalidade docente Autonomia Práticas curriculares |
Data: | 20-Fev-2013 |
Editora: | Fundação CESGRANRIO |
Revista: | Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação |
Resumo(s): | A complexidade do tempo presente e a diversidade de solicitações que hoje se colocam às escolas têm avivado a importância estratégica que a educação continua a ter em termos sociais. Assim se compreende a atenção que a educação tem merecido por parte do poder político e se justificam as reformas desencadeadas com o intuito de adequar os sistemas educativos aos desafios contemporâneos. Nesse processo, tem sido atribuído um papel especial aos professores, já que deles dependem, em grande parte, as transformações a imprimir no ensino e o sucesso educativo dos estudantes. Porém, a possibilidade de os professores perseguirem em melhores condições as finalidades educativas depende, em nosso entender, de três fatores: competência profissional, identidade profissional e profissionalidade docente. Partindo dos elementos referidos, refletimos sobre alguns dos desafios e problemas com que atualmente se confrontam as escolas e os professores e que têm dificultado a mudança e melhoria das suas práticas. Além disso, elencamos vários aspetos fundamentais para revalorizar a profissão e devolver aos professores o protagonismo e o reconhecimento que merecem por parte da sociedade. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/23139 |
ISSN: | 0104-4036 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Identidade e Profissionalidade Docente.pdf | Documento principal | 118,73 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |