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TítuloEstudo do efeito da utilização de uma plataforma robótica na intervenção em crianças com perturbações do espetro do autismo
Autor(es)Silva, Sara Isabel Azevedo da
Orientador(es)Oliveira, Filomena
Pereira, Ana Paula da Silva
Data2012
Resumo(s)As perturbações do espetro do autismo (PEA) são uma desordem global do desenvolvimento que se caraterizam por alterações qualitativas na interação social, na comunicação verbal e não verbal e por dificuldades na imaginação social. A robótica é uma área em expansão que apresenta potencial para estabelecer a ponte entre a engenharia e a sociedade, nomeadamente em problemáticas complexas como é o caso das PEA. Vários estudos foram realizados e enquadrados em diferentes projetos, como é o caso do projeto AuRoRa, IROMEC, Free. Estes projetos utilizam uma plataforma robótica para desenvolver competências sociais, de interação e de comunicação. As alterações qualitativas, descritas anteriormente na tríade de incapacidades, repercutem-se de forma significativa nas aprendizagens e no desenvolvimento das crianças com PEA. Este fato sustenta esta investigação cuja finalidade é compreender o efeito da introdução de uma plataforma robótica na promoção de aprendizagens e competências na intervenção em crianças com PEA. O robô Lego Mindstorms NXT foi utilizado neste estudo, tendo um papel de reforço positivo e/ou mediador nas diferentes atividades. Assim, pretendeu-se no final da investigação compreender se o robô poderia ser um incentivar a aprendizagem, e ainda ser capaz de captar a atenção e promover a interação em crianças com PEA. A investigação foi desenvolvida em três instituições, em seis fases: Definição da Atividade, Familiarização, Pré-Teste, Treino, Re-Teste e Transferência de Competências. As atividades realizaram-se em sessões de dez minutos, num total de, em média, onze sessões. Estas foram gravadas em vídeo para análise posterior, permitindo assim obter os resultados da investigação. Neste estudo pretendeu-se desenvolver cinco competências diferentes, em setes crianças com PEA. O sucesso na aquisição da competência foi atingido em quatro das sete crianças da amostra. Para além das competências referidas, verificou-se ainda a melhoria de outras competências, como por exemplo: o tempo de permanência na atividade ou o contato visual com o investigador. Portanto, no final desta dissertação pode afirmar-se que a presença do robô pode ter sido uma ferramenta motivacional para algumas das crianças participantes neste estudo, maximizando as suas interações e/ou potencializando a aprendizagem de novas competências, o que poderá contribuir para melhorar a sua qualidade de vida.
The autism spectrum disorder (ASD) is a global development disorder that is characterized by qualitative changes in the social interaction, verbal and non-verbal communication, and impairments in the social imagination. Robotics is a growing field that presents a potential able to establish the bridge between the engineering and the society, particularly in complex problems such as the PEA. Several studies were performed in different projects, such as AuRoRa, IROMEC, Free, which use a robotic platform to develop social skills, interaction and communication. The qualitative changes previously described in the Triad of Impairments are reflected substantially in the learning and development of children with ASD. This fact sustains this investigation which the goal is to understand the effect of the introduction of a robotic platform, in the promotion of learning and skills in the intervention of children with ASD. The used robot was the Lego Mindstorms NXT. It was used as a mediator and/or positive reinforcement of several activities. Thus, this research intended to understand if the robot could be a stimulator of the learning and still be able to capture the attention and promote the interaction in children with ASD. The research was performed in three institutions, in six phases: Definition of Activity, Familiarization, Pre-Test, Practice, Re-Test and Skills Transfer. The activities were performed in sessions of ten minutes, in a total average of eleven sessions. These were recorded for later analysis, which allowed us to obtain the results for this research. This study intended to develop five different skills, in seven children with ASD. The successful acquisition of competence was achieved in four of the seven children in the sample. However, there were other skills improved in the children, for example the time spent in the activity or visual contact with the researcher. So, at the end of this research can be stated that the presence of the robot could have been a motivational tool for some children, maximizing their interactions and/or promoting the learning of new skills. Therefore, it would be possible to improve their quality of life.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado integrado em Engenharia Biomédica (área de especialização em Eletrónica Médica)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/23514
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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