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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorVieira, Flávia-
dc.contributor.authorMachado, Ercília Maria Leão da Silva-
dc.date.accessioned2013-04-10T15:29:43Z-
dc.date.available2013-04-10T15:29:43Z-
dc.date.issued2012-
dc.date.submitted2012-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/23656-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Supervisão Pedagógica na Educação em Línguas Estrangeiras)por
dc.description.abstractO presente estudo, desenvolvido no ano letivo 2011/2012 no contexto de um Curso de Educação e Formação (CEF), visou compreender em que medida esta oferta formativa alternativa se aproxima de uma visão inclusiva e transformadora da educação, tendo como objetivos de investigação: (1) Analisar perceções dos atores educativos sobre os CEF; (2) Problematizar práticas de educação (em línguas estrangeiras) nos CEF à luz de valores democráticos; (3) Identificar constrangimentos e potencialidades dos CEF. Trata-se de um estudo de caso de natureza interpretativa, realizado em contexto natural, e cujas conclusões e recomendações poderão ser relevantes em contextos semelhantes. Recorreu-se a instrumentos de investigação qualitativos, nomeadamente questionários e entrevistas a alunos de uma turma do CEF, a ex-alunos dos CEF, a uma professora de língua estrangeira e ao diretor pedagógico da escola. O estudo abrangeu dimensões gerais da formação neste contexto e dimensões específicas da educação em línguas estrangeiras (Inglês e Espanhol). Os resultados permitem concluir que estes cursos podem contribuir para a reconstrução da identidade, da auto-estima e da motivação de jovens em risco de abandono escolar, e que as abordagens e estratégias de ensino da língua centradas na diferenciação e na negociação pedagógicas podem promover a autorregulação das aprendizagens e a participação nos processos de tomada de decisão. São identificados constrangimentos ao desenvolvimento desta oferta formativa, em contraponto com as suas potencialidades enquanto espaço de reconfiguração de conceções e práticas dos alunos. Estes revelam transformações significativas de sentido positivo no que diz respeito à sua autoimagem e à sua atitude face à escola e à aprendizagem de línguas, mas o estudo também sinaliza caminhos de melhoria no funcionamento desta oferta formativa.por
dc.description.abstractThe present study was developed in 2011/2012 within a Training and Education Course (TEC), aiming at understanding the extent to which this type of alternative courses are based on an inclusive, transformative view of education. The research objectives were as follows: (1) To analyse educational actors’ perceptions about TECs; (2) To problematise FL education practices in TECs with reference to democratic values; (3) To identify the potential value and constraints of TECs. An interpretative case study was carried out in a natural context, whose conclusions and recommendations can be relevant in similar contexts. Qualitative research instruments were used, mainly questionnaires and interviews involving the course students, former TEC students, one FL teacher and the school pedagogical diretor. The study focussed on general educational aspects and specific aspects regarding FL education (English and Spanish). Results show that these courses can contribute to reconfigure the identity, self-esteem and motivation of young students at risk, and that language teaching approaches based on differentiation and negotiation can foster learner self-regulation and participation in decisionmaking. Constraints to the development of this type of courses are identified, as well as their gains in terms of rebuilding the students’ ideas and practices. The students reveal significant positive transformations as regards their self-image and attitudes towards school and language learning, but the study also points out ways for further improvement in these courses.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.titleCursos de educação e formação, que pedagogia? : as vozes dos atores educativospor
dc.typemasterThesispor
dc.subject.udc377por
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIEd - Dissertações de Mestrado em Educação / MSc Dissertations in Education

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