Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/23659
Título: | Narrativas digitais nas aulas de geografia : um estudo com alunos do 10º ano |
Autor(es): | Alves, Armando Damião Nunes |
Orientador(es): | Coutinho, Clara Pereira |
Palavras-chave: | Narrativas digitais Histórias Geografia Aprendizagem Literacias Digital storytelling Stories Geography Learning Literacies |
Data: | 2012 |
Resumo(s): | A Narrativa Digital – Digital Storytelling, na expressão anglo-saxónica – é um tipo de
produção multimédia em que se utilizam aplicações informáticas na produção de filmes de curta
duração e com características artesanais, combinando texto, imagens e narração, podendo
incluir música de fundo e/ou efeitos sonoros, com o intuito de contar uma história seja como
expressão autobiográfica, para narrar um acontecimento pessoal, apresentar um tópico ou um
problema, para demonstrar factos e princípios.
A aplicação desta forma narrativa ao contexto educacional tem atraído uma atenção
crescente, dado o potencial que apresenta na criação de ambientes de aprendizagem mais
ativos e criativos, que promovem o desenvolvimento de múltiplas literacias e incrementam o
desempenho e a motivação dos alunos.
Os objetivos do trabalho de investigação centraram-se no estudo da adequação da
realização de narrativas digitais pelos alunos, à aprendizagem de conteúdos programáticos da
disciplina de Geografia, na análise das competências envolvidas no processo, na descrição dos
efeitos ao nível do empenho e do interesse, na utilização desta metodologia em trabalho de
grupo.
Este estudo seguiu uma metodologia de investigação do tipo descritivo exploratório,
utilizando como instrumentos de recolha de dados os inquéritos de opinião, as entrevistas de
grupo, os resultados da avaliação dos trabalhos e os registos no diário do observador.
Foram concretizadas duas experiências de produção de narrativas digitais, o que permitiu
fazer uma análise comparativa da evolução verificada em diferentes domínios.
Os dados apurados permitiram sustentar que as narrativas digitais proporcionam a
aprendizagem de conteúdos geográficos, desenvolvem competências cognitivas em simultâneo
com competências tecnológicas, gerando contextos de trabalho mais motivadores e
interessantes, onde é maior a interação e a colaboração entre alunos e entre alunos e professor.
Com esta investigação, concluiu-se que a narrativa digital deve ser considerada como mais
uma ferramenta cognitiva que os professores dispõem para promover a aprendizagem dos seus
alunos. Digital Storytelling is a kind of multimedia production in which software applications are used in the production of short unsophisticated films, combining text, images and narration, which may include background music and / or sound effects, in order to tell an autobiographical story, to narrate a personal event, to submit a topic or problem, as well as demonstrate facts and principles. The application of this narrative form to the educational context has attracted a growing interest because of the potential it presents in the creation of more active and creative learning environments, which promote the development of multiple literacies and increase the commitment and interest of students. The objectives of the research work focused on the study of the adequacy of the production of digital narratives by students, the learning of the Geography syllabus, the analysis of the skills involved in the process, the description of the students’ reactions as far as motivation and interest are concerned and also the appropriateness of this approach to group work. This study followed an exploratory research methodology, using as instruments of data collection, opinion surveys, group interviews, the evaluation results and the daily records of the observer. Two experiments were completed in the production of digital narratives, allowing a comparative analysis of developments in different domains. The data collected indicated that the narratives are suitable for geographic content learning, cognitive skills development in tandem with technological skills, creating work environments more motivating and interesting, with more interaction and collaboration among students and between students and teacher. With this research, we concluded that the digital narrative should be considered as another cognitive tool that teachers have to promote student learning. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Tecnologia Educativa) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/23659 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Armando Damião Nunes Alves.pdf | 5,92 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |