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TítuloAutoavaliação nas práticas pedagógicas e nos manuais escolares de inglês : representações e perceções de professores, alunos e autores de manuais escolares
Autor(es)Amorim, Maria Isabel Santos
Orientador(es)Moreira, Maria Alfredo
Data2012
Resumo(s)O estudo, levado a cabo no ano letivo 2010/2011, incidiu sobre representações e perceções de autoavaliação, nas práticas pedagógicas e em manuais escolares. Envolveu um grupo de professores de Inglês e alunos de uma escola básica do 2 e 3º ciclos do distrito do Braga, bem como autoras de manuais. Partindo do pressuposto que a autoavaliação contribui para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem e que os manuais escolares desempenham um papel crucial no seu desenvolvimento, o estudo procurou cumprir os seguintes objetivos: (1) Conhecer representações e perceções de autores de manuais escolares de Língua Inglesa do 2º ciclo sobre o papel da autoavaliação das aprendizagens nos manuais escolares e representações acerca do papel da autoavaliação das aprendizagens nas práticas pedagógicas; (2) Conhecer/ reconstruir representações e perceções de professores e alunos do 2º ciclo sobre o papel da autoavaliação das aprendizagens em Língua Inglesa nos manuais escolares e nas práticas pedagógicas; (3) Identificar potencialidades e constrangimentos da autoavaliação das aprendizagens em Língua Inglesa nos manuais escolares e nas práticas. O estudo, que assumiu a forma de estudo de caso de natureza interpretativa, descritiva e avaliativa, recorreu a métodos qualitativos e quantitativos na análise da informação através do recurso às seguintes fontes: entrevista em grupo, semiestruturada, aos professores do grupo disciplinar de inglês do 2º ciclo e questionários aos seus alunos e às duas autoras de um dos manuais escolares adotados na escola. Os resultados obtidos permitiram concluir que os inquiridos consideram que a autoavaliação assume um papel relevante no processo de ensino-aprendizagem e que a apresentação de atividades de autoavaliação nos manuais escolares favorece a sua realização, embora a sua promoção dependa igualmente das convicções e das ações dos professores. No entanto, são vários os constrangimentos apontados para a realização desta prática, dos quais se destacam a falta de tempo para o cumprimento dos programas, o número de alunos por turma e a sua falta de experiência.
The present study focuses on personal theories and perceptions of selfassessment on teaching practices and in textbooks. It was carried out during the school year of 2010/2011 and it involved a group of English teachers and students of a lower secondary school, in the district of Braga, as well as textbook authors. Based on the assumption that self-assessment contributes to the improvement of the teaching-learning process and that textbooks can play an important role in its promotion, the study aspired to accomplish the following objectives: (1) to identify personal theories and perceptions of English textbook authors (grades 5 and 6) related to self-assessment in textbooks and personal theories related to self-assessment on teaching practices; (2) to identify/reconstruct personal theories and perceptions of teachers and students (grades 5 and 6) related to self-assessment on English teaching practices and in textbooks; (3) to identify strengths and constraints of selfassessment on English teaching practices and in textbooks. The study, which was a case study of interpretative, descriptive and evaluative nature, involved quantitative and qualitative analyses of the collected data, which resulted from the following sources of evidence: a semi-structured group interview with the English teachers (grades 5 and 6), a questionnaire applied to their students and a questionnaire applied to the authors of one textbook adopted in the school. The results lead to the conclusion that the respondents believe that selfassessment plays a crucial role in the teaching-learning process and textbooks that include self-assessment activities promote its implementation, but its promotion is also linked to the teachers’ convictions and actions. Constraints refer mainly to lack of time to cover the syllabus, the number of students per class and their lack of experience.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Supervisão Pedagógica na Educação em Línguas Estrangeiras)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/23689
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIEd - Dissertações de Mestrado em Educação / MSc Dissertations in Education

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