Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/23745

TítuloAs competências de cooperação na aprendizagem da biologia : um estudo de caso na temática "Morfofisiologia do sistema respiratório"
Autor(es)Salazar, Joana
Orientador(es)Silva, José Luís
Data2012
Resumo(s)A aprendizagem cooperativa é uma estratégia pedagógica que privilegia uma aprendizagem personalizada, conseguida através da cooperação entre todos os membros de um grupo, sendo o desempenho de cada um dependente do desempenho de todos, em detrimento de uma aprendizagem individualista e competitiva, e que permite alcançar mais facilmente o sucesso educativo individual e colectivo. É esta perspectiva educativa que orientou a concepção, implementação e avaliação de uma estratégia de intervenção pedagógica com o objectivo primordial de promover o desenvolvimento de competências de cooperação e, assim, contribuir também para a construção do conhecimento disciplinar. A intervenção pedagógica foi desenvolvida no ano lectivo de 2010/2011 com uma turma de 23 alunos do 10º Ano escolaridade do Curso Tecnológico de Desporto nas temáticas Morfofisiologia do Sistema Respiratório, Adaptações do Sistema Respiratório ao Exercício Físico e Desequilíbrios e Doenças do Sistema Respiratório. Consistiu na exploração de seis actividades de aprendizagem: 1) Do Novelo à Rede, 2) Jigsaw, 3) Pensar-Formar Pares-Partilhar, 4) Co-Op Co- Op, 5) Experimentação de Papéis, e 6) Monitorização e Planificação das aprendizagens. A avaliação da intervenção pedagógica incidiu na identificação do impacto da estratégia de intervenção pedagógica no desenvolvimento de competências de cooperação e de competências disciplinares, na identificação da valorização atribuída pelos alunos às actividades e aos papéis de aprendizagem cooperativa e na identificação das dificuldades sentidas pelos alunos na sua consecução. A percepção dos alunos aponta a intervenção pedagógica como uma estratégia promotora do desenvolvimento de competências de cooperação, do conhecimento substantivo e do pensamento crítico. Mostra também o domínio da competência - monitorização/avaliação do desempenho individual - essencial para o progresso do grupo. As concepções dos alunos sobre a qualidade do grupo compreendem critérios relacionados com a manutenção e evolução do grupo como um todo e com o sucesso individual e colectivo. As dificuldades apontadas pelos alunos na concretização das tarefas estruturadas segundo estratégias de aprendizagem cooperativa reforçam a importância do desenvolvimento de estratégias orientadas para a interacção entre alunos que usualmente não trabalham em conjunto.
Cooperative learning is a teaching strategy that facilitates personalised learning achieved through cooperation between all members of a group. The performance of each member depends on the performance of the entire group, rather than on individualistic, competitive learning, and also allows the students to more easily achieve educational success, individually and collectively. This educational perspective guided the design, implementation and evaluation of a pedagogical intervention strategy whose primary objective was to promote the development of cooperative skills and also contribute to the construction of disciplinary knowledge. The pedagogical intervention was developed in the academic year of 2010/2011 with a class of 23 10th grade students on a Sports Technology course, studying the topics Morphology and Physiology Respiratory System, Adaptations of the Respiratory System to Physical Exercise and Imbalances and Diseases of the Respiratory System. The implementation of the strategy consisted in the exploration of six learning activities: 1) From Ball to the Network, 2) Jigsaw, 3) Think-Pair-Share, 4) Co-Op Co-Op, 5) Roles Experimentation, and 6) Monitoring and planning learning. The evaluation of the pedagogical intervention focused on the identification of the impact of the teaching strategy in the development of cooperative and pedagogical skills, recognizing the value attributed by the students to the activities and the experienced roles of cooperative learning, and identifying the difficulties experienced by students in the resolution of the activities and also on the performance of the roles of cooperative learning. The students' perception indicated the pedagogical intervention as a strategy that promotes the development of cooperative skills, substantive knowledge and critical thinking. It also shows that students developed the skill - monitoring/evaluate, that was individually developed – which was essential for the progress in the group. The students’ idea about the group quality includes criteria related to the monitoring and the evolution of the group, and the success individually and collectively. The difficulties pointed by the students on the realization of tasks structured by the cooperative learning strategy, reinforce the needing of development of strategies in order to promote the interaction between students that usually don’t work in group.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Biologia e Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
URIhttps://hdl.handle.net/1822/23745
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Joana Maria Pereira Salazar.pdf2,64 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID