Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/23829

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMartins, Custódia-
dc.contributor.authorRodrigues, Eduardo Augusto de Faria-
dc.date.accessioned2013-04-26T10:53:41Z-
dc.date.available2013-04-26T10:53:41Z-
dc.date.issued2012-
dc.date.submitted2012-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/23829-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundáriopor
dc.description.abstractO Relatório de Estágio que aqui se dá a conhecer contém informações, indagações e elações resultantes da vertente prática de um ciclo de formação profissional realizado numa das turmas do 10º ano, do Curso Científico-Tecnológico, da Escola Secundária Martins Sarmento, em Guimarães. O objeto de estudo deste relatório, intitulado A relevância do método dialógico no processo de ensino-aprendizagem da Filosofia: uma apreciação no contexto éticopolítico, remete-se principalmente à análise e avaliação da relação do método dialógico com o ensino-aprendizagem da Filosofia, bem como, o possível contributo que este pode proporcionar ao mesmo. No entanto, a narrativa apresentada não aborda apenas este conteúdo. Outros temas são aqui tratados, tais como o perfil de um bom professor e a implementação do diálogo no contexto de sala de aula e na formação ética dos alunos. Os principais objetivos inerentes a esta prática pedagógica foram o de reconhecer a Filosofia como um espaço de reflexão interdisciplinar; o de situar os problemas filosóficos no seu contexto histórico-cultural; o de promover hábitos e atitudes fundamentais ao desenvolvimento cognitivo, pessoal e social; o de impulsionar o desempenho de papéis éticos e sociais no âmbito vivencial; o de incutir um quadro coerente e fundamentado de valores; entre outros. Os resultados aqui descritos procuraram ser coerentes e tentaram reproduzir ao máximo o caminho percorrido, as dificuldades encontradas e as conclusões retiradas.por
dc.description.abstractThe Training Report presented in here contains information, inquiries and elations resulting of the practical side of a cycle of professional training held in one of the 10th year of the Scientific-Technological course of the Martins Sarmento High School in Guimarães. The object of this report, entitled The relevance of dialogical method in the teaching-learning philosophy: an assessment in the ethical-political context, refers mainly to the analysis and evaluation of the relationship with the dialogical method of teaching and learning Philosophy the dialogical method and their respective relationship with the teaching-learning Philosophy, as well as the possible contribution it can provides to the same. However, the narrative presented not only addresses this content. Other topics are covered in here, such as the profile of a good teacher and the implementation of dialogue in the context of the classroom and ethical education of students. The main objectives inherent in this practice were to recognize pedagogical philosophy as an interdisciplinary space for reflection, to situate the philosophical problems in their historical and cultural context, to promote habits and attitudes essential to the cognitive, personal and social, to boost the performance of ethical and social roles in experiential field, to instill a reasoned and coherent framework of values, among others. The results described herein sought to be consistent and tried to reproduce the drawn path, the difficulties encountered and the drawn conclusions.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.titleA relevância do método dialógico no processo de ensino-aprendizagem da filosofia : uma apreciação no contexto ético-políticopor
dc.typemasterThesispor
dc.subject.udc19:372.819por
dc.subject.udc372.819:19por
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIEd - Dissertações de Mestrado em Educação / MSc Dissertations in Education

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatório de Estágio - Eduardo Augusto de Faria Rodrigues - 2012.pdf4,77 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID