Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/23830
Título: | Pesquisa orientada: estratégias de alternativa à exposição, nas aulas de filosofia |
Autor(es): | Rodrigues, Ana Raquel Alves Dias |
Orientador(es): | Martins, Custódia |
Data: | 2012 |
Resumo(s): | O presente Relatório de Estágio intitulado Pesquisa Orientada: Estratégias de
alternativa à exposição nas aulas de Filosofia, foi elaborado no âmbito do Mestrado em
Ensino de Filosofia no Ensino Secundário e refere-se ao estágio pedagógico que
decorreu no ano de 2010/2011 na Escola Secundária de Maximinos - Braga, numa
turma do 11ºano do curso de Línguas e Humanidades.
O estágio pedagógico é uma formação inicial à prática profissional que procura
o desenvolvimento das competências da atividade docente. No decurso do estágio foram
contempladas duas vertentes: uma, a vertente pedagógica, composta pela lecionação
planeada de aulas enquadradas no programa oficial do 11º ano de Filosofia, visando a
prática de planificação de aula e a lecionação de conteúdos programáticos; a outra,
vertente investigadora, pretende averiguar e perceber qual a importância da aplicação
dos trabalhos para casa como meio didático na consolidação de aprendizagens na
disciplina de Filosofia.
O Relatório de Estágio aqui apresentado teve por finalidade focar-se na
funcionalidade e utilidade dos trabalhos para casa, nomeadamente no que se refere à
preparação de pesquisas orientadas. Uma vez que, os alunos, no final do ano letivo
teriam de realizar uma monografia, visava este tema de investigação, Pesquisa
Orientada: Estratégias de alternativa à exposição, nas aulas de Filosofia, promover
hábitos de estudo e possibilitar a realização de pesquisas autónomas. Deste modo, e de
forma pôr em prática este tema, foram estabelecidas algumas estratégias tais como:
pequenas pesquisas sobre vida e obras de filósofos e debates na sala de aula aquando da
apresentação dos trabalhos realizados. O momento de recolha de resultados e de
avaliação do projeto ocorreu no final das regências, aplicando-se um inquérito aos
alunos. The following probation report titled Pesquisa Orientada: Estratégias de alternativa à exposição nas aulas de Filosofia, was labored under the master’s degree of teaching philosofie in the secondary education and refers to the stage pedagogy that helds in the year of 2010/2011 in the educational institution of Maximinos – Braga in a class of the eleventh year of the course of Languages and Humanities. This teaching practice is the begging formation to the professional approach that for seeks the developing of the skills of teaching. During the internship were addressed two strands: the first one, the pedagogic aspect, comprises by teaching which were plan according to the official chart of the eleventh degree of Philosophy, seeking the practice of lessons planning and teaching of syllabus; the other was the researcher strand that intends to inquire and perceived which is the importance of the homework application as a mean of consolidation of all learning in this subject. The probation report presented was aimed to focus the importance and functionality of homework, particular in what refers to the brewing of targeted research. Once, the students that at the end of the academic year would have to realize a monography under the research topic, Pesquisa Orientada: Estratégias de alternativa à exposição, nas aulas de Filosofia, in order to promote study habits and allow the conducting of autonomous researches. Thereby, in order to implement this subject, were implemented some strategies such as: small researches about life and the work of the philosophers and debates in the classroom upon presentations of the subjects. The moment of the results gathering and project evaluation occurred at the end of regencies, applying a survey to students. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/23830 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ana Raquel Alves Dias Rodrigues.pdf | 10,5 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |