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TítuloA importância da diversidade de materiais didáticos no desenvolvimento do pensamento filosófico dos alunos
Autor(es)Vara, Vera Joana Rua
Orientador(es)Martins, Custódia
Palavras-chaveMateriais didáticos
Aula de filosofia
Pensamento filosófico
Teaching resources
Philosophy class
Philosophical thought
Data2012
Resumo(s)O presente trabalho intitulado A Importância da Diversidade de Materiais Didácticos no Desenvolvimento do Pensamento Filosófico dos Alunos é o relatório de estágio em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário que decorreu no ano letivo de 2011/2012 na Escola Secundária de Maximinos, em Braga. O projeto de intervenção foi realizado em duas turmas do 10º e do 11º anos e pretendeu estudar de que forma a utilização de materiais didáticos diversos pode fomentar o desenvolvimento de uma atitude filosófica nos alunos. De acordo com o Programa de Filosofia do 10º e 11º Anos do Ensino Secundário, um dos princípios metodológicos que devem ser considerados na aula de filosofia, é o princípio da diversidade dos recursos, e assim proporcionar situações destinadas ao exercício pessoal da razão, contribuindo para o desenvolvimento do raciocínio, do espírito crítico e da reflexão, e para o desenvolvimento de um pensamento ético-político, responsável e socialmente comprometido. Desta forma, o presente estudo defende que a utilização diversificada de recursos didáticos nas aulas de filosofia pode promover o desenvolvimento de diferentes capacidades e aumentar o interesse e atenção dos alunos.
This work entitled The Importance of Diversity of Teaching Resources in the Development of Students Philosophical Thought is the internship report of the Master of Philosophical Teaching in the Secondary Education that took place in the academic year of 2011/2012 in the Maximinos Secondary School, in Braga. The intervention project was conducted in two classes of the 10th and 11th years and intended to study how the use of different teaching resources can promote the development of a philosophical attitude in students. According to the Philosophy Program of 10th and 11th years of the Secondary Education, one of the methodological principles that should be considered in a philosophy class is the principle of diversity of resources, in order to provide reason’s personal exercise, contributing to the reasoning development, critical thinking, reflection and also to the development of an ethical and political thinking, responsibly and socially committed. Thus, this study argues that the use of different resources in philosophy teaching, can promote the development of several skills and increase student’s interest and attention.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em ensino de Filosofia no Ensino Secundário
URIhttps://hdl.handle.net/1822/23836
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIEd - Dissertações de Mestrado em Educação / MSc Dissertations in Education

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