Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/23913

TítuloVamos descobrir matemática no nosso meio local?
Autor(es)Pereira, Liliana Maria Marques
Orientador(es)Silva, Carlos M.
Data2012
Resumo(s)Esta investigação apresenta-se com o propósito central de desmistificar a Matemática, tornando-a mais significativa, mais real e próxima da vida dos alunos. O objetivo principal é articulá-la com a Natureza, através de propostas lúdicas, dando, desta forma, oportunidade às crianças de manipularem materiais (naturais e construídos), para que o gosto por esta ciência se transforme numa fonte de prazer pela descoberta e resolução de problemas. Pretende-se analisar o desempenho e as atitudes dos alunos durante as atividades realizadas, sendo o estudo orientado pelas seguintes questões de investigação: (1) O que é Matemática para as crianças do 1.º ano do 1.º ciclo? (2) Onde é que as crianças pensam que existe Matemática? (3) Que estratégias podem ser implementadas para motivar o ensino da Matemática? (4) Que tipo de material didático as crianças conhecem e mais utilizam nas suas atividades escolares? A investigação em causa envolveu uma turma com vinte alunos do 1.º ano de escolaridade, do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Face à natureza das questões e aos objetivos do estudo, este projeto assenta numa metodologia de investigação-ação. Para a recolha de dados recorreu-se a diferentes técnicas, tais como: fotografia, trabalhos efetuados pelos alunos e entrevistas semi-estruturadas. Por outro lado, também se elaborou um diário de aula, fruto das observações e reflexões, capaz de manifestar não só o desenvolvimento do projeto pelos alunos, mas também uma reflexão pessoal e profissional do professor-investigador. A análise de dados permitiu compreender que diferentes estratégias de aprendizagem no âmbito da Matemática e a manipulação dos materiais contribuem para motivar os alunos e para concretizar a mesma, relacionando-a com o meio que os envolve. Algumas propostas surgiram a partir de dificuldades demonstradas pelos discentes em determinados tópicos matemáticos. Assim, através de diferentes propostas de atividades sobre os tópicos em causa verificaram-se progressos, quer em termos de conteúdo, quer na interação com os pares e de comunicação matemática. De facto, o contacto com a Natureza, a utilização de diferentes tipos de materiais e a concretização de experiências diversificadas de aprendizagem revelam ser instrumentos fundamentais para o desenvolvimento de uma atitude positiva face à Matemática.
This thesis has as its main goal demystify mathematics, getting it more real and closed to the pupils lives, articulating it with nature, through funnier exercises and giving the children the opportunity to handle all resources (natural or manmade), so that the taste for mathematics becomes a source of pleasure for discovery and problem resolution. This study intends to analyze the pupil’s performance and attitudes during the school activities. This study was guided by the following questions: (1) What is Mathematics for children in the first grade or primary school? (2) Where do pupils think there is mathematics present in their lives? (3) Which strategies can teachers put into practice to motivate the mathematics´ teaching? (4) What kind of resources do children know and use in their school activities? This research involved a class of twenty pupils of the first grade and taking into account the nature of all questions and its goals, this study follows the action research methodology. On one hand, to gather all material necessary we used different resources such as photography and essays and semi -structured interviews. On the other hand we wrote a class diary, where all classes ´observations /reflections were written to demonstrate not only the pupil’s involvement in this study, but also a deep personal and professional reflection of the teacher as a researcher. The analyses of all information gathered, allowed us to understand what kind of strategies and resources related to mathematics, help motivating children and actually gets mathematics in their daily lives. Some strategies came out of the difficulties showed by the pupils in certain mathematics topics and using different strategies in the same topics we verify some progress in terms of content, pair interaction, mathematical reasoning and communication. Concluding the contact with nature the use of different types of resources and implementation of diverse learning experiences revealed essential strategies for the development of a positive attitude towards mathematics.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
URIhttps://hdl.handle.net/1822/23913
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIEC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Liliana Maria Marques Pereira.pdf4,25 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID