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https://hdl.handle.net/1822/24219
Título: | Uma experiência extracurricular de matemática com crianças carenciadas |
Outro(s) título(s): | An extracurricular experience of mathematics with deprived children |
Autor(es): | Carreira, Adelaide |
Palavras-chave: | Brincando a matemática Estimulação cognitiva Playing with mathematics Cognitive stimulation |
Data: | Mai-2012 |
Editora: | Universidade Federal de São Carlos |
Revista: | Revista Eletrônica de Educação. São Carlos |
Resumo(s): | Descrevemos a concepção e a aplicação em Portugal de um projeto
extracurricular – “O Continhas” – concebido e orientado simultaneamente para os
alunos da pré-escola e dos quatro primeiros anos de escolaridade e para os seus
respectivos docentes, o qual, em ambiente lúdico e descontraído, transmitisse às
crianças participantes ideias, conceitos e métodos da matemática, procurando
encorajar nelas a criação de pensamento lógico-abstrato e, em paralelo, interessálas
e aproximá-las, de maneira rigorosa, mas divertida, de uma disciplina que tanta
resistência e rejeição costuma provocar. Instrumentos centrais do projeto são os
seus “Objetos de Aprendizagem”, idealizados visando a aquisição de
conhecimento conceptual e formal de matemática e o espertar da oralidade, do
raciocínio abstrato e da capacidade de cálculo. Relatamos particularmente a
experiência da aplicação do projeto em uma escola pública, inserida em uma zona
ocupada por uma população imigrante de baixa renda. Em uma instituição com um
aproveitamento escolar bastante inferior à media nacional, a matemática era alvo
de um amplo desapreço; em um meio com sérias carências, comuns à instituição
e ao alunado, os comportamentos desviantes faziam parte da experiência
quotidiana. A aplicação do projeto promoveu alterações positivas nos
procedimentos individuais e inter-pessoais dos alunos, implicando uma série de
melhorias perceptíveis na sua conduta social e no seu desempenho escolar
global. We describe the conception and application in Portugal of an extra-curricular project – “O Continhas” – conceived and oriented for pre-school and primary school students and their respective teachers, which in a playful and relaxed atmosphere, transfers mathematical ideas, concepts and methods to the participating children, aiming the stimulation of their logical and abstract thinking, and, simultaneously, engaging their interest in and bringing them closer to – in a rigorous, but entertaining way –, a discipline that entails so much resistance and rejection. Central to the project are its ‘Learning Objects’, procedures directed towards the acquisition of conceptual and formal mathematical knowledge, as well as the awakening of orality, abstract thinking and calculation skills. We report the experience of the application of the project in a public school, inserted in a zone occupied by economically deprived recent immigrants. In an environment with serious shortages, common both to the school and to its students, mathematics was the target of generalized disregard; and in an institution with a scholarly rating well below the national average, deviant behaviors were the daily norm. The application of the project promoted positive changes in the individual and interpersonal manners of the students implicating in a series of perceptible improvements in their social conducts and in their global scholarly performance. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/24219 |
ISSN: | 1982-7199 |
Versão da editora: | http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/329 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CMAT - Outros trabalhos de investigação / Other research works |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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