Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/24375

TítuloMudança conceptual e aprender a aprender : uma abordagem integrada na temática morfofisiologia do sistema circulatório
Autor(es)Gonçalves, Ana Judite Miranda Pias
Orientador(es)Silva, José Luís
Data2012
Resumo(s)O presente estudo incide na concepção, implementação e avaliação de uma estratégia de intervenção pedagógica. É caracterizada, essencialmente, pela integração explícita e intencional de tarefas de natureza metacognitiva na operacionalização de um modelo de ensino orientado para a mudança conceptual com o intuito de potencializar a eficácia deste modelo na (re)construção do conhecimento científico e de promover o desenvolvimento da competência de Aprender a Aprender. A estratégia consistiu na exploração de uma única actividade de aprendizagem constituída por tarefas de natureza diversificada: representação de modelos mentais, recolha e análise de dados laboratoriais, pesquisa bibliográfica, comunicação e reflexão sobre o processo de aprendizagem. Foi desenvolvida na disciplina de Biologia Humana do curso Tecnológico de Desporto nas temáticas Morfofisiologia do Sistema Circulatório e Desequilíbrios e Doenças do Sistema Circulatório. A avaliação da estratégia de intervenção pedagógica consistiu na: 1) identificação do impacto da estratégia de intervenção pedagógica na (re)construção do conhecimento científico; 2) na identificação do impacto da estratégia de intervenção pedagógica no desenvolvimento de competências de Aprender a Aprender; 3) na identificação de factores de constrangimento na implementação de estratégias focalizadas simultaneamente na mudança conceptual e no desenvolvimento da competência de Aprender a Aprender. Os resultados obtidos sugerem que a estratégia de intervenção pedagógica contribuiu para: a) a (re)construção do conhecimento substantivo e para o desenvolvimento da competência de Aprender a Aprender; b) para a evolução da compreensão dos alunos acerca da natureza educativa das tarefas de aprendizagem; c) consciencialização das dificuldades sentidas e das estratégias usadas para as ultrapassar. As percepções dos alunos sobre os processos mobilizados na construção do conhecimento científico e, em particular, daqueles que contribuíram primordialmente para a mudança conceptual reforçam a importância da focalização do processo de aprendizagem na reflexão sobre o papel e a relevância na (re)construção do conhecimento científico de cada uma das fases de um modelo de ensino orientado para a mudança conceptual.
The present study focused on the conception, implementation and evaluation of an educational intervention strategy. It is characterized, essentially, by the explicit integration and intentional of tasks of a metacognitive nature in the operationalization of a model of teachoriented to conceptual change in order to enhance the effectiveness of this model in the (re) construction of scientific knowledge and promote the development of competence Learn how to Learn. The strategy consisted in the exploration of a unique activity of learning formed by tasks of diversified nature: representation of mental models, collection and analysis of laboratory data, literature, communication and reflection on the learning process. Was developed in the discipline of Human Biology of the Technology Course in Sport in thematics Morphophysiology Circulatory System and Imbalances and Diseases of the Circulatory System. The evaluation of the educational intervention strategy consisted in: 1) identifying the impact of educational intervention strategy in the (re) construction of scientific knowledge, 2) identifying the impact of the pedagogical intervention strategy in the development of pedagogical skills of Learn how to Learn, 3) to identify factors constraining in the implementation of strategies focused simultaneously in conceptual changing and in the evolution of the development of competence of Learn how to Learn . The obtained results suggest that educational intervention strategy contributed to: a) to (re)construction of the substantive knowledge and to development the competence of Learn how to Learn, b) for the evolution of students' understanding about the nature educational tasks learning, c) awareness of the difficulties encountered and strategies used to overcome them. The students' perceptions about the processes mobilized in the construction of scientific knowledge and, in particular, those who contributed primarily to the conceptual change reinforce the importance of focusing the learning process in thinking about the role and relevance in the (re) construction of scientific knowledge of each phase of a model oriented to conceptual change.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Biologia e Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
URIhttps://hdl.handle.net/1822/24375
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ana Judite Miranda Pias Gonçalves.pdf2,29 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID