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https://hdl.handle.net/1822/24375
Título: | Mudança conceptual e aprender a aprender : uma abordagem integrada na temática morfofisiologia do sistema circulatório |
Autor(es): | Gonçalves, Ana Judite Miranda Pias |
Orientador(es): | Silva, José Luís |
Data: | 2012 |
Resumo(s): | O presente estudo incide na concepção, implementação e avaliação de uma estratégia de
intervenção pedagógica. É caracterizada, essencialmente, pela integração explícita e intencional
de tarefas de natureza metacognitiva na operacionalização de um modelo de ensino orientado
para a mudança conceptual com o intuito de potencializar a eficácia deste modelo na
(re)construção do conhecimento científico e de promover o desenvolvimento da competência de
Aprender a Aprender. A estratégia consistiu na exploração de uma única actividade de
aprendizagem constituída por tarefas de natureza diversificada: representação de modelos
mentais, recolha e análise de dados laboratoriais, pesquisa bibliográfica, comunicação e reflexão
sobre o processo de aprendizagem. Foi desenvolvida na disciplina de Biologia Humana do curso
Tecnológico de Desporto nas temáticas Morfofisiologia do Sistema Circulatório e Desequilíbrios e
Doenças do Sistema Circulatório.
A avaliação da estratégia de intervenção pedagógica consistiu na: 1) identificação do
impacto da estratégia de intervenção pedagógica na (re)construção do conhecimento científico;
2) na identificação do impacto da estratégia de intervenção pedagógica no desenvolvimento de
competências de Aprender a Aprender; 3) na identificação de factores de constrangimento na
implementação de estratégias focalizadas simultaneamente na mudança conceptual e no
desenvolvimento da competência de Aprender a Aprender. Os resultados obtidos sugerem que a
estratégia de intervenção pedagógica contribuiu para: a) a (re)construção do conhecimento
substantivo e para o desenvolvimento da competência de Aprender a Aprender; b) para a
evolução da compreensão dos alunos acerca da natureza educativa das tarefas de
aprendizagem; c) consciencialização das dificuldades sentidas e das estratégias usadas para as
ultrapassar. As percepções dos alunos sobre os processos mobilizados na construção do
conhecimento científico e, em particular, daqueles que contribuíram primordialmente para a
mudança conceptual reforçam a importância da focalização do processo de aprendizagem na
reflexão sobre o papel e a relevância na (re)construção do conhecimento científico de cada uma
das fases de um modelo de ensino orientado para a mudança conceptual. The present study focused on the conception, implementation and evaluation of an educational intervention strategy. It is characterized, essentially, by the explicit integration and intentional of tasks of a metacognitive nature in the operationalization of a model of teachoriented to conceptual change in order to enhance the effectiveness of this model in the (re) construction of scientific knowledge and promote the development of competence Learn how to Learn. The strategy consisted in the exploration of a unique activity of learning formed by tasks of diversified nature: representation of mental models, collection and analysis of laboratory data, literature, communication and reflection on the learning process. Was developed in the discipline of Human Biology of the Technology Course in Sport in thematics Morphophysiology Circulatory System and Imbalances and Diseases of the Circulatory System. The evaluation of the educational intervention strategy consisted in: 1) identifying the impact of educational intervention strategy in the (re) construction of scientific knowledge, 2) identifying the impact of the pedagogical intervention strategy in the development of pedagogical skills of Learn how to Learn, 3) to identify factors constraining in the implementation of strategies focused simultaneously in conceptual changing and in the evolution of the development of competence of Learn how to Learn . The obtained results suggest that educational intervention strategy contributed to: a) to (re)construction of the substantive knowledge and to development the competence of Learn how to Learn, b) for the evolution of students' understanding about the nature educational tasks learning, c) awareness of the difficulties encountered and strategies used to overcome them. The students' perceptions about the processes mobilized in the construction of scientific knowledge and, in particular, those who contributed primarily to the conceptual change reinforce the importance of focusing the learning process in thinking about the role and relevance in the (re) construction of scientific knowledge of each phase of a model oriented to conceptual change. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Biologia e Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/24375 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
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Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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