Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/24489

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCunha, António Camilo-
dc.contributor.authorDias, Liliana-
dc.date.accessioned2013-06-21T13:47:19Z-
dc.date.available2013-06-21T13:47:19Z-
dc.date.issued2012-
dc.date.submitted2012-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/24489-
dc.descriptionRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundáriopor
dc.description.abstractEste relatório de Estágio iniciou-se com um enquadramento pessoal, na medida em que pretendo que se entenda melhor, quais foram as minhas expectativas, o que achei que era mais relevante no início do ano letivo e o que realmente foi ou não comparando com as ideias iniciais. Relativamente à realização da prática profissional, expus os acontecimentos mais importantes. Assim sendo, foram relatados os problemas, dúvidas e dificuldades que surgiram, bem como as respetivas formas de as superar. Todo este caminho foi orientado por sucessivas reflexões de todos os acontecimentos, o que levaram a uma prática de muito trabalho e aprendizagem, contudo, atingi os meus objetivos. Empenhei-me também em desenvolver laços com a comunidade escolar, participando nas atividades propostas e organizando atividades. O processo de desenvolvimento profissional e de Investigação teve como objetivo principal conhecer e avaliar a Aptidão Física de raparigas e rapazes em idade escolar praticantes do Desporto Escolar, comparando-os com um grupo que não pratica nenhuma atividade desportiva de forma regular e sistemática, a não ser as aulas de Educação Física. Os resultados foram ainda comparados com os valores de referência estabelecidos pelo Fitnessgram. Foram selecionados 32 alunos, sendo 16 Praticantes de Desporto Escolar e 16 Não Praticantes, com idades compreendidas entre os 10 e os 14 anos de idade. Para a avaliação da atividade física foi aplicado um questionário de caracterização dos alunos. Os alunos em estudo realizaram a bateria de testes do Fitnessgram, para avaliar a Aptidão Física, flexibilidade (Senta e Alcança). Concluímos que há diferenças significativas entre as Praticantes de Desporto Escolar e as Não Praticantes, no que diz respeito ao teste senta e alcança.por
dc.description.abstractThis Practicum report began with a personal framework, as I want to understand better, what were my expectations, which I thought was most relevant at the beginning of the school year and that really was or not compared to the initial ideas. Regarding the achievement of professional practice, I explained the most important events. In this way, the problems, doubts and difficulties that came across over the year and ways of overcoming them have been reported. This entire path was guided by successive reflections of all the events, which led to a practice of hard work and learning. However, I achieved my goals and also in building bridges to the school community, participating in several activities proposed and organizing more activities. The process of professional development and research aimed to investigate and evaluate the Physical fitness of school girls and boys aged 10-14, practicing, comparing them to the ones who are physically inactive, except for the Physical Education classes. The results were also compared to the standard levels established by the Fitnessgram. The subjects of the study consisted of 32 students - aged 10-14. Sixteen of them practice School Sport, and the other sixteen do not. For the assessment of physical activity a questionnaire was applied to characterize the students. Their physical ability was measured according to the recommendations of the Fitnessgram assessment, by evaluating Flexibility (back-saver Sit and Reach). We conclude that, considering flexibility (back-saver Sit and Reach), there are significant differences between who practice School Sport and the ones who do not.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectEstágiopor
dc.subjectComunidade escolarpor
dc.subjectAptidão físicapor
dc.subjectFlexibilidadepor
dc.subjectFitnessgrampor
dc.subjectSenta e alcançapor
dc.subjectEscolapor
dc.subjectDesporto escolarpor
dc.subjectFemininopor
dc.subjectMasculinopor
dc.subjectPracticum reportpor
dc.subjectSchool communitypor
dc.subjectPhysical abilitypor
dc.subjectFlexibilitypor
dc.subjectSit and reachpor
dc.subjectSchoolpor
dc.subjectSchool sportpor
dc.subjectFemalepor
dc.subjectMalepor
dc.titleDesporto escolar enquanto atividade física : relação da sua prática com os níveis de aptidão físicapor
dc.typemasterThesis-
dc.subject.udc796por
dc.subject.udc613.96por
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Liliana Lima Dias.pdf
Acesso restrito!
2,59 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID