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dc.contributor.advisorMelo, Maria do Céu-
dc.contributor.authorLopes, Isabel Maria Lobato-
dc.date.accessioned2013-06-28T09:52:36Z-
dc.date.available2013-06-28T09:52:36Z-
dc.date.issued2012-
dc.date.submitted2012-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/24514-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Supervisão Pedagógica na Educação em História e Ciências Sociais)por
dc.description.abstractO presente estudo insere-se no domínio da Educação em Ciências Sociais e procura realçar a importância da fotografia, enquanto fonte primária relevante no ensino/aprendizagem das Ciências Sociais. Foi implementado em contexto escolar, realizado em situação real de sala de aula de Geografia. Tinha como objetivo compreender de que forma é que os alunos analisam, interpretam, fazem perguntas às fotografias e constroem narrativas a partir das fotografias enquanto fontes de informação. A questão de investigação foi: “Que conceções de emigração é que os alunos constroem a partir de fotografias das décadas de 50/60?”. Os instrumentos de recolha de dados foram, um questionário e uma ficha de metacognição. O primeiro solicitava aos alunos a realização das seguintes tarefas: proceder a uma observação focalizada das fontes, identificar as intenções do fotógrafo, fazer perguntas às fotografias, e construir uma narrativa aberta sobre o dia-a-dia dos emigrantes. O segundo pedia aos alunos que fizessem uma avaliação do processo de aprendizagem e resolução do questionário. Com este estudo pretendemos compreender os processos de construção de conceções de emigração a partir de fotografias (fontes icónicas) e consequentemente encontrar implicações para o ensino em Ciências Sociais.por
dc.description.abstractThis is a study in the field of education in social sciences aiming to highlight the importance of photography as a relevant primary source in the teaching/learning process of social sciences. It was implemented in school context, developed in a Geography classroom daily routine The purpose was to understand the way students analyze, interpret, interrogate photos and construct narratives from photographs as sources of information. The research question was: “What concepts of emigration do students construct from photos of the 50s/60s?” A questionnaire and a metacognition sheet were used as data-collection instruments. The first one required students to accomplish the following tasks: to carry out focused observation of the sources, to identify the photographer’s intentions, questioning the photos and construct a narrative of the emigrants’ daily life. The second one required students to evaluate the process of learning and filling out the questionnaire. In this study we intend to understand the construction processes of emigration concepts from photos (iconic sources) and, consequently, to find implications for teaching in social sciences.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.titleAs fotografias na construção de conceções de emigração : um estudo com alunos do 3º ciclo do ensino básicopor
dc.typemasterThesispor
dc.subject.udc371.335por
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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