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TítuloPedagogia [i. é pedagogias participativas: um estudo de caso no âmbito dos direitos da criança
Outro(s) título(s)Pedagogias participativas: um estudo de caso no âmbito dos direitos da criança
Autor(es)Lima, Thaísa de Oliveira
Orientador(es)Formosinho, Júlia
Palavras-chaveDireitos das crianças
Pedagogias participativas
Pedagogia-em-participação
Children's rights
Participatory pedagogy
Pedagogy-in-participation
Data11-Mar-2013
Resumo(s)Este trabalho é o resultado de uma pesquisa, desenvolvida no âmbito do Mestrado de educação de Infância – Área de especialização em Supervisão e Pedagogia da Infância, do Instituto da Educação da Universidade do Minho. Trata-se de um estudo de caso qualitativo que tem como inspiração de base o pensamento de Dewey e a perspectiva pedagógica da Associação Criança, a Pedagogia-em-Participação e como objetivo central compreender a questão dos direitos das crianças nas pedagogias participativas. Para a concretização deste objetivo realizou-se uma entrevista semiestruturada a um grupo de educadores de infância procurando: (a) verificar se na formação inicial desses educadores, realizada em instituições de formação muito diferentes, foi abordada a questão dos direitos das crianças; (b) se essa formação contribuiu para a compreensão dos direitos das crianças e; (c) que impacto teve na prática pedagógica desses educadores. A análise das entrevistas permitiu constatar que os educadores conhecem os direitos das crianças desde sua formação inicial e revelam preocupações em respeitar esses direitos. Todas as informações colhidas são relevantes em relação às experiências cotidianas realizadas pelos educadores juntamente com as crianças nos centros de educação infantil. Neste estudo conclui-se que nas pedagogias participativas as crianças têm direito a experiências de vida democrática e que a educação deve, portanto caminhar nesse sentido, permitindo aos educadores de infância usufruir de uma formação inicial que lhes permita desenvolver uma prática pedagógica diferenciada.
This work is the result of research carried out within the Master of Early Childhood Education - Area of Specialization in Childhood Education and Supervision, Institute of Education, University of Minho. This is a qualitative case study that has as basic inspiration the thought of Dewey and pedagogical perspective of Child Association, Pedagogy-in-Participation and aimed at understanding the issue of children's rights in participatory pedagogies. To achieve this goal we carried out a semi-structured interview to a group of kindergarten teachers looking for: (a) verify that the initial formation of these educators, held in very different training institutions, addressed the issue of children's rights; (b) if the training contributed to the understanding of children's rights, and (c) what impact did these educators in teaching practice. The analysis of interviews have revealed that educators know the rights of children since its initial reveal concerns and to respect those rights. All information collected is relevant in relation to everyday experiences conducted by educators together with children in early childhood education centers. This study concluded that the participatory pedagogies children have the right to democratic life experiences and that education must therefore move in this direction, allowing early childhood educators enjoy a training that enables them to develop a differentiated pedagogical practice.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Educação de Infância (área de especialização em Supervisão e Pedagogia da Infância)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/24521
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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