Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/24580

TítuloA influência da cor nos desenhos dos alunos : um mecanismo para o desenvolvimento das suas capacidades
Autor(es)Jácome, Mara Cristina Gonçalves
Orientador(es)Martins, José Alberto Lourenço Gonçalves
Palavras-chaveCirculo cromático
Simbologia da cor
Storyboard
Banda desenhada
Color wheel
Color symbology
Cartoons
Data2011
Resumo(s)Este trabalho teve como principal objetivo estudar "A Influência da cor nos desenhos dos alunos: um mecanismo para o desenvolvimento das suas capacidades". Os principais temas abordados foram o círculo cromático da cor, simbologia da cor e a banda desenhada. Todo o projeto foi desenvolvido numa Escola EB2/3 em Braga com uma turma do 6.º ano, no âmbito da disciplina de Educação Visual e Tecnológica. O método de abordagem de investigação utilizado enquadra-se no estudo de caso. Em termos metodológicos e de estratégias utilizadas, foram aplicadas fichas de trabalho, um guião de aula por aluno com um propósito autorreflexivo, e a técnica do inquérito por questionário. Em resultado do plano de intervenção utilizado, verificou-se um desenvolvimento conceptual nos alunos relativamente aos conteúdos abordados, designadamente ao círculo cromático, psicologia da cor e a toda a envolvência da banda desenhada Os resultados do estudo põem também em evidência o papel determinante da reflexão, por parte dos alunos, antes, durante e depois da realização dos trabalhos práticos, para uma aprendizagem efetiva dos conteúdos. O estudo aponta ainda para o desenvolvimento, nos alunos, de um conjunto de competências para a Literacia Científica em diferentes domínios, nomeadamente ao nível do conhecimento, do raciocínio, das atitudes e da comunicação. O desenvolvimento de competências nestes domínios é de extrema importância para o exercício pleno da cidadania. O presente estudo salienta a importância, para o professor, da identificação dos conhecimentos previamente adquiridos pelos alunos, em contextos formais e informais. Caso o professor não conheça as ideias dos alunos, a reflexão feita no final de cada aula pelos próprios acerca do trabalho prático constitui, uma ferramenta alternativa para a identificação das dificuldades dos mesmos.
This work is aimed to study "The Influence of color in the drawings of students: a mechanism for the development of their capabilities." The main topics discussed were the color wheel, the color symbolism and the cartoons. The entire project was developed in a School EB2/3 in Braga with a class of 6th year, under the discipline of Visual and Technological Education. The method research approach used is part of the case study. In terms of methodology and strategies used were applied worksheets, a lesson script per student for a self-reflexive attitude, and the technique of the survey questionnaire. As a result of the intervention plan used, there was a conceptual development of pupils in relation to the subjects covered, including the color wheel, color psychology and all the surroundings of the cartoon. The study results also put in evidence the role of reflection by the students before, during and after the completion of practical work, for effective learning of content. The study also points to develop in students a set of skills to scientific literacy in different areas, including the level of knowledge, thinking, attitudes and communication. Skills development in these areas is of utmost importance for the full exercise of citizenship. This study highlights the importance for the teacher, the identification of previously acquired knowledge by the students, in formal and informal. In case the teacher does not know the students' ideas, reflection made at the end of each class by themselves about the work is practical, an alternative tool for identification of the same difficulties.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico
URIhttps://hdl.handle.net/1822/24580
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatório de Estágio Mara Jácome.pdf9,06 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID