Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/24715

TítuloO ensino experimental das ciências: contributos do conhecimento do mundo na educação pré-escolar
Autor(es)Paula, Daniela Filipa Malheiro de
Orientador(es)Cunha, António Camilo
Palavras-chaveCrianças
Ensino experimental das ciências
Comunidade educativa
Famílias
Investigação
Exploração
Descoberta
Creche
Jardim-de-infância
Aprendizagem ativa
Children
Experimental science education
Educational community
Families
Research
Exploration
Discovery
Nursery
Garden for children
Active learning
Data2012
Resumo(s)Este trabalho apresenta o trajeto percorrido ao longo do meu processo de intervenção, ao nível do ensino das ciências na educação pré-escolar, em duas valências distintas, de Jardimde- infância e Creche, tendo como principal objetivo a promoção e participação das crianças e suas famílias, nas atividades sobre a descoberta do mundo, desenvolvendo uma aprendizagem ativa, com a exploração, investigação e descoberta de uma problemática do interesse das mesmas. Este trabalho apresenta e explica as distintas estratégias utilizadas para promover o ensino experimental das Ciências na educação pré-escolar. Procurei, ao longo do processo, conhecer e compreender quais as motivações das crianças, promovendo a investigação, experiência, descoberta e conhecimento, fomentando relações entre crianças, pais e comunidade educativa, incentivando-as a desenvolverem múltiplas aprendizagens com as pessoas e o mundo que as rodeia, criando um clima de interação, motivação, participação, comunicação, descoberta e exploração de conhecimentos no ensino das Ciências. Este processo permitiu-me refletir e extrair algumas conclusões. Ao longo deste trabalho e nas suas fases finais, constatei, depois de muita dedicação, empenho, observação, registos e reflexão, que é fundamental, nós educadores, apoiarmos e suportarmos oportunidades, para criarmos trabalhos/projetos de investigação sobre o Conhecimento do Mundo, favorecendo as interações e a transversalidade entre diversas áreas/domínios do saber. Estes fatores são fundamentais para dedicarmos aos aprendizes momentos de aprendizagem ativa e de qualidade, havendo envolvimento e motivação nas atividades, pois as experiências e investigações são realizadas segundo os seus interesses, estimulando e desafiando as questões e conhecimentos prévios das mesmas.
This work presents the path traveled along my intervention process, the level of science education in pre-school education in two different valences, K-schools and Nursery, having as main objective the promotion and participation of children and their families in activities about discovering the world, developing active learning with exploration, research and discovery of an issue of interest to them. This paper introduces and explains the different strategies used to promote the teaching of experimental science in preschool education. I tried, throughout the process, know and understand the motivations of children, by promoting research, experience, and knowledge discovery, fostering relationships between children, parents and the educational community, encouraging them to develop learning with multiple people and the world that surrounds, creating a climate of interaction, motivation, participation, communication, discovery and exploitation of knowledge in science teaching. This process allowed me to reflect and draw some conclusions. Throughout this work and in their final stages, I found, after much dedication, effort, observation, and reflection records, which is fundamental, we educators, we support and endure opportunities to create work / research projects on the World Knowledge, favoring the interactions and intersections among various areas / fields of knowledge. These factors are fundamental to devote to apprentices moments of active learning and quality, with motivation and involvement in activities, because the experiments and investigations are carried out according to their interests, stimulating and challenging issues and previous knowledge of them.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar
URIhttps://hdl.handle.net/1822/24715
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Daniela Filipa Malheiro de Paula.pdf
Acesso restrito!
5,4 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID