Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/24719

TítuloIntervenção na resolução de conflitos interpessoais : relato de uma experiência
Autor(es)Brazão, Marta Sofia Teixeira
Orientador(es)Parente, Maria Cristina Cristo
Data2012
Resumo(s)Neste relatório será apresentado uma intenção pedagógica ao nível da resolução de conflitos interpessoais. Também e importante salientar que neste relatório será abordado o desenvolvimento interpessoal e social da criança, bem como o desenvolvimento moral. São, ainda identificados um conjunto de estratégias para a resolução de conflitos, que poderão ser uteis para os Educadores, uma vez que os ajuda, posteriormente, a apoiar e a encorajar as crianças na resolução dos mesmos. A ação pedagógica teve início após a observação das crianças e do contexto, no sentido de compreender melhor quais eram os seus interesses e necessidades para sustentar uma intervenção pedagógica posteriormente. Durante a prática pedagógica procurou-se ter por base alguma informação teórica sobre o tema em estudo. Assim, com o consenso das educadoras cooperantes surgiu o projeto resolução de conflitos interpessoais em ambos contextos. Este projeto teve como principal objetivo procurar criar condições para minimizar alguns conflitos observáveis quer em Creche, quer em Jardim de Infância, que eram muitas vezes originados por uma disputa de objetos, competitividade nas brincadeiras e também pela pouca diversificação dos materiais. O projeto apresentado tinha outros objetivos, nomeadamente, o de promover o desenvolvimento pessoal, social e moral da criança. Para concretizar todos os objetivos foram delineadas estratégias distintas para os dois contextos. Em Creche procurou-se intervir ao nível dos materiais e das áreas, reorganizando a área da casa e introduzindo novos e diversificados materiais. No Jardim de Infância procurou-se realizar atividades com o objetivo de encorajar e apoiar as interações das crianças, bem como de sensibilizá-las para a partilha, a cooperação, a amizade. A realização deste projeto de intervenção permitiu verificar que o conflito e um fenómeno natural e a realidade diária em qualquer Creche ou Jardim de Infância. Por isso e muito importante que os Educadores conheçam e estejam atentos às estratégias de resolução de conflitos, para que possam, posteriormente, ajudar, apoiar e encorajar as crianças na resolução dos mesmos e a desenvolver estratégias e competências de resolução de conflitos.
This report will be presented a pedagogical intervention at the level of interpersonal conflict resolution. It is also important to note that this report will be address the interpersonal and social development. Are also identified a set of strategies for conflict resolution, which may be useful for educators, since it helps them later to support and encourage children to solve them. The pedagogical action began after observation of children and context in order to better understand what were their interests and needs to support a pedagogical intervention later. During the pedagogical practice sought to be based on some theoretical information on the topic under study. Thus, the consensus emerged among educators cooperating design conflict resolution in both contexts. This project aimed to create conditions seek to minimize some conflicts observable either in nursery or in kindergarten, which were often caused by a dispute over objects, competitiveness in the games and also for littler diversification of materials. The project presented had other objectives, namely to promote personal, social and moral welfare of the child. To achieve all the objectives were outlined different strategies for the two contexts. In nursery tried to intervene ate the level of materials and areas, reorganizing the area of the house and introducing new and diverse materials. In kindergarten sought to carry out activities aimed at encouraging and supporting the interactions of children, as well as increasing awareness of sharing, cooperation, friendship. After the intervention was possible to see that the conflict is a natural phenomenon and is a daily reality in any nursery or kindergarten. It is therefore very important that educators know and are aware of the strategies of conflict resolution so that they can later help, support and encourage the children in their resolution and develop strategies and skills for conflict resolution.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-escolar
URIhttps://hdl.handle.net/1822/24719
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIEC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatório Estágio Marta.pdf998,61 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID