Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/24821

TítuloA relação adulto - criança em contexto de aprendizagem pela ação : relato de uma experiência
Autor(es)Morais, Diana Alexandra Dias Arques Santos
Orientador(es)Parente, Maria Cristina Cristo
Data2012
Resumo(s)O presente relatório procura apresentar o projeto de intervenção pedagógica realizado em duas instituições particulares de solidariedade social, numa primeira fase em contexto de creche e numa segunda fase em contexto de jardim-de-infância. Este projeto de intervenção visa descobrir o papel do adulto e da criança numa aprendizagem pela ação. Por meio de uma variedade de atividades programadas e do apoio do adulto ao longo da rotina diária, nomeadamente nos momentos de escolha livre, foi possível encontrar respostas a uma série de questões levantadas no início deste projeto de intervenção. Numa fase inicial, definimos o projeto pedagógico mais adequado aos grupos de crianças, em ambos os contextos onde decorreu o estágio. A decisão foi tomada através da observação das crianças e da partilha de informações entre os adultos prestadores de cuidados. Estas observações sofreram uma análise e reflexão devidamente fundamentadas e sustentadas teoricamente no currículo pré – escolar High/Scope. Seguiu-se o levantamento de diversas questões às quais se propôs dar resposta, tais como “Qual é a função/papel da criança na sua aprendizagem?”, “Qual o papel do adulto na aprendizagem pela ação?”, “ Como é que o adulto pode apoiar as crianças no decorrer da sua aprendizagem ativa?”. Através da observação, da participação nas brincadeiras das crianças e o convívio com as mesmas, foi possível entender quais os seus verdadeiros interesses e consequentemente torná-la mais participativa e mais envolvida na sua aprendizagem. Ao ser reconhecido o papel ativo da criança, foi possível “dar-lhe voz”, levando a uma participação mais ativa na construção do seu próprio conhecimento e perceber que o papel do adulto numa aprendizagem pela ação, é o de proporcionar ambientes desafiantes (organização do espaço, do tempo, e dos materiais) e novas experiências que promovam o desenvolvimento e proporcionem aprendizagens com significado para as crianças.
In this report we try to present the pedagogical intervention project which took place in two private social solidarity institutions, the first phase in a day care context, and the second phase in kindergarten context. This intervention project tries to find out the role of both the adult and child while learning by doing. By means of a wide variety of programmed activities and adult support throughout the daily routine, specifically on free choice moments, it became possible to find answers to several questions raised in the beginning of this intervention project. Initially we defined the teaching program best suited to groups of children in both contexts where the internship took place. The decision was taken by means of observing the children and by sharing information between the staff of professionals. These observations suffered an analysis and reflection theoretically well founded and sustained by the High/Scope pre-school curriculum. The following steps involved creating a list of diverse questions which we proposed to answer, such as “What is the function/role of the child in her own learning?”, “What is the role of the adult in the, learn by doing, process?”, “How can the adult support the children, while the children’s active learning is taking place?” Through observation, participation in children’s play, and being around them, it became possible to understand their true interests and consequently make them more engaged and involved in their own learning. By recognizing the active role of the child, it became possible to “give him a voice”, resulting in a more active participation in the construction of his own knowledge, and in an understanding that the adult role is to provide challenging environments (time, space and materials organization) and new experiences that promote development and provide a meaningful learning for the children.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Educação Pré-Escolar
URIhttps://hdl.handle.net/1822/24821
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIEC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Documento0.pdf
Acesso restrito!
1,71 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID