Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/24821
Título: | A relação adulto - criança em contexto de aprendizagem pela ação : relato de uma experiência |
Autor(es): | Morais, Diana Alexandra Dias Arques Santos |
Orientador(es): | Parente, Maria Cristina Cristo |
Data: | 2012 |
Resumo(s): | O presente relatório procura apresentar o projeto de intervenção pedagógica realizado
em duas instituições particulares de solidariedade social, numa primeira fase em contexto de
creche e numa segunda fase em contexto de jardim-de-infância. Este projeto de intervenção visa
descobrir o papel do adulto e da criança numa aprendizagem pela ação. Por meio de uma
variedade de atividades programadas e do apoio do adulto ao longo da rotina diária,
nomeadamente nos momentos de escolha livre, foi possível encontrar respostas a uma série de
questões levantadas no início deste projeto de intervenção.
Numa fase inicial, definimos o projeto pedagógico mais adequado aos grupos de
crianças, em ambos os contextos onde decorreu o estágio. A decisão foi tomada através da
observação das crianças e da partilha de informações entre os adultos prestadores de cuidados.
Estas observações sofreram uma análise e reflexão devidamente fundamentadas e sustentadas
teoricamente no currículo pré – escolar High/Scope.
Seguiu-se o levantamento de diversas questões às quais se propôs dar resposta, tais
como “Qual é a função/papel da criança na sua aprendizagem?”, “Qual o papel do adulto na
aprendizagem pela ação?”, “ Como é que o adulto pode apoiar as crianças no decorrer da sua
aprendizagem ativa?”.
Através da observação, da participação nas brincadeiras das crianças e o convívio com
as mesmas, foi possível entender quais os seus verdadeiros interesses e consequentemente
torná-la mais participativa e mais envolvida na sua aprendizagem. Ao ser reconhecido o papel
ativo da criança, foi possível “dar-lhe voz”, levando a uma participação mais ativa na construção
do seu próprio conhecimento e perceber que o papel do adulto numa aprendizagem pela ação, é
o de proporcionar ambientes desafiantes (organização do espaço, do tempo, e dos materiais) e
novas experiências que promovam o desenvolvimento e proporcionem aprendizagens com
significado para as crianças. In this report we try to present the pedagogical intervention project which took place in two private social solidarity institutions, the first phase in a day care context, and the second phase in kindergarten context. This intervention project tries to find out the role of both the adult and child while learning by doing. By means of a wide variety of programmed activities and adult support throughout the daily routine, specifically on free choice moments, it became possible to find answers to several questions raised in the beginning of this intervention project. Initially we defined the teaching program best suited to groups of children in both contexts where the internship took place. The decision was taken by means of observing the children and by sharing information between the staff of professionals. These observations suffered an analysis and reflection theoretically well founded and sustained by the High/Scope pre-school curriculum. The following steps involved creating a list of diverse questions which we proposed to answer, such as “What is the function/role of the child in her own learning?”, “What is the role of the adult in the, learn by doing, process?”, “How can the adult support the children, while the children’s active learning is taking place?” Through observation, participation in children’s play, and being around them, it became possible to understand their true interests and consequently make them more engaged and involved in their own learning. By recognizing the active role of the child, it became possible to “give him a voice”, resulting in a more active participation in the construction of his own knowledge, and in an understanding that the adult role is to provide challenging environments (time, space and materials organization) and new experiences that promote development and provide a meaningful learning for the children. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Educação Pré-Escolar |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/24821 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado CIEC - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Documento0.pdf Acesso restrito! | 1,71 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |