Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/24977

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMafra, Paulo-
dc.contributor.authorLima, Nelson-
dc.contributor.authorCarvalho, Graça Simões de-
dc.date.accessioned2013-09-02T10:18:58Z-
dc.date.available2013-09-02T10:18:58Z-
dc.date.issued2013-07-
dc.identifier.isbn978-972-8952-27-3-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/24977-
dc.description.abstractCom o objetivo de promover o ensino da microbiologia no 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) apresenta-se uma proposta de atividade experimental sobre o tema higiene oral. Seguindo um modelo construtivista, pretende-se que as crianças compreendam que o ato de lavar os dentes reduz significativamente a quantidade de bactérias existentes na boca contribuindo, desta forma, para reduzir a probabilidade de virem a desenvolver futuramente cáries. Esta atividade prática aplicou-se a uma turma de 16 alunos de Bragança que frequentavam o 4.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e centrou-se em duas questões problema. Questão1: Os teus dentes têm micróbios?; Questão2: Porque devemos lavar os dentes depois das refeições? Para obter resposta à Questão1 recorreu-se à observação microscópica de uma amostra de placa dentária das crianças. Já para a Questão2 foram usados meios de cultura contaminados antes e depois da lavagem dos dentes. O procedimento experimental, que serviu de guia e registo, apresentou a seguinte tipologia: “Questão-problema”, questão inicial que se queria ver respondida no final da atividade; “Antes da experiência”, onde os alunos registaram as suas previsões; “Experiência”, espaço com os procedimentos a seguir e onde os alunos registaram as suas observações; “Depois da experiência”, onde fizeram uma reflexão acerca das observações realizadas, comparando-as com as previsões iniciais, assim como o registo das respostas às questões-problema. Os resultados mostram que os alunos passaram a reconhecer que têm micróbios na boca e que estes são os potenciais responsáveis pelo aparecimento das cáries dentárias. Verificaram também a eficácia do processo de lavagem dos dentes. Concluimos, desta forma, que esta atividade sobre microbiologia poderá ajudar as crianças, logo no 1.º CEB, através de uma forma autónoma e responsável, a entender a razão que leva ao aparecimento das cáries e o modo como as podem evitar. Consequentemente, espera-se que o ato de lavar os dentes não seja associado apenas a um comportamento socialmente correto ou a uma simples norma a cumprir.por
dc.description.sponsorshipCIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, UM (UI 317 da FCT)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectMicrorganismospor
dc.subjectAtividades experimentaispor
dc.subjectHigiene oralpor
dc.subjectEnsino Básicopor
dc.titleMicrobiologia no 1.º CEB: uma proposta de atividade experimental sobre higiene oralpor
dc.typeconferencePaperpor
dc.peerreviewedyespor
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationStartPage869por
oaire.citationEndPage884por
oaire.citationConferencePlaceBragapor
oaire.citationTitleIX Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde : desafios e oportunidades num mundo em mudançapor
oaire.citationVolume1por
sdum.conferencePublicationIX Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde : desafios e oportunidades num mundo em mudançapor
Aparece nas coleções:CEB - Artigos em Livros de Atas / Papers in Proceedings
CIEC - Textos em atas

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
SIEFLAS_Microbiol-Proposta.pdfArtigo1,15 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID