Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/25146

TítuloA educação de adultos em análise : estudo de caso das novas oportunidades
Autor(es)Silva, Tatiana Regina da
Orientador(es)Matos, Cristina Maria Soeiro
Mourão, Paulo
Palavras-chaveCapital humano
Novas oportunidades
Educação e formação de adultos
Desemprego
Human capital
Education and training of adults
Unemployment
Data2012
Resumo(s)As expectativas do mercado de trabalho e da sociedade como um todo aumentam a pressão sobre os indivíduos que devem atingir determinados níveis de conhecimento e competências. A possibilidade de exclusão para quem não conseguiu adaptar-se ou não conseguiu atingir os objetivos exigidos pela sociedade é muito grande e as consequências disso são igualmente grandes e excludentes. Nesse contexto surge a Iniciativa Novas Oportunidades que é um programa integrante da política educativa do Governo Português (Ministério da Educação e Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social) e pretende facilitar o acesso à escolaridade por parte da população, que não teve acesso à educação em tempo útil (interromperam os estudos numa fase precoce) ou que não se vê espelhada nos moldes de educação convencionais, visando assim aumentar a percentagem de alfabetização e escolaridade em Portugal. A Iniciativa Novas Oportunidades foi apresentada formalmente no dia 14 de Dezembro de 2005 e aparece como uma estratégia que visa a implementação das diretrizes do Conselho Europeu de Lisboa de 2000, e assume-se como uma medida que apresenta objetivos específicos e estratégicos tendo em vista a reforma económica, o aumento da empregabilidade e/ou o reforço da condição profissional do indivíduo, a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos através de uma cidadania ativa e da coesão social no âmbito de uma economia baseada no conhecimento. Neste plano, convém distinguir dois eixos de intervenção, um dirigido à população jovem e outro especialmente orientado para a população adulta. Neste estudo, em particular, estaremos mais focados para a população adulta. O processo de reconhecimento, validação e certificação de competências (RVCC) está enquadrado na Iniciativa Novas Oportunidades, no eixo “adultos”, e apresenta-se como um dispositivo de educação e formação de adultos que compreende a certificação escolar e/ou profissional de adultos, através da valorização das aprendizagens adquiridas ao longo da vida fora do contexto escolar, incentivando, assim, a elaboração de um projeto de vida. O programa tem sido criticado por vários ramos da sociedade portuguesa, sendo acusado, por muitos órgãos da comunicação social e também por determinados líderes políticos, de facilitar o acesso a determinados níveis de ensino e de estar limitado apenas a “passar certificados”. No entanto o que podemos verificar através da realização deste trabalho foi que a Iniciativa Novas Oportunidades ajudou os formandos a obterem uma valorização pessoal contribuindo desta forma para uma espécie de justiça social.
The expectations of labour market and society, as a whole, increase the pressure over the individuals that are due to obtain certain levels of knowledge and competences. The possibility of exclusion for those that were unable to adapt or achieve the purposes required by the society is very high, and the consequences are equally big and excluding. In this context appears the “Iniciativa Novas Oportunidades”, a program originated from the educational policy of the Portuguese Government (Ministry of Education and Ministry of Work and Social Solidarity) which intends to make possible the access to schooling by a group of the population that did not have access to education in due time (they discontinued their studies in a precocious stage), or that does not see itself learning in the conventional ways of education. This program aims to increase the percentage of alphabetizing and schooling in Portugal. The “Iniciativa Novas Oportunidades” was formally presented on the 14 of December 2005 and comes as a strategy that tends towards the implementation of the directives of the European Council of Lisbon, in 2000, and assumes itself as a measure that presents specified and strategic goals tending towards the economical improvement, increasing the employment and/or strengthening the professional condition of the individual, improving life quality of the citizens through an active citizenship and social harmony in the extent of an economy based on knowledge. In this purpose, it is suitable to differentiate two guidelines of intervention: one to be directed to the young population and the other mainly guided towards an adult population. In this study in particular, we will focus on the adult population. The process of recognition, validation and certification of competences (RVCC) fits the “Iniciativa Novas Oportunidades”, in the guideline “adults”, and presents itself as a mechanism of education and training of adults, and includes the scholar and/or professional certification of adults, through the valuation of encouraging achieved throughout life outside the school context, and consequently, the elaboration of a life project. The program has been criticized by several branches of the Portuguese society, and it is being accused to make easier the access of certain levels of education, and of being limited only to “give certificates”. So, what we can see through the implementation of this study was that the Iniciativa Novas Oportunidades helped the people to get a personal enrichment and contributed to a kind of social justice.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Economia Social
URIhttps://hdl.handle.net/1822/25146
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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